Você sabe se está com o peso ideal?

Dra. Alexandra Manfredini 30 de janeiro de 2013 Variedades 0     Imprimir Imprimir

Peso Ideal A

Para você, o que é ter o peso ideal? Provavelmente, a primeira ideia que lhe vem à mente são as modelos na passarela ou alguma celebridade com corpo “perfeito”.

Porém, apesar de nossa tendência a sempre relacionar o peso com a aparência, deveríamos pensar mesmo é em nossa saúde. Manter o peso adequado previne o aparecimento de doenças, e mais, aumenta a expectativa de vida.Vamos entender, então, o que é exatamente o peso ideal?

Bem-estar acima de tudo!

A teoria é a seguinte: o peso ideal é a quantidade de quilos que uma pessoa deve ter em relação à sua altura, sexo e idade. Além disso, deve-se levar em conta se ela pratica atividades físicas, o seu biotipo e sua estrutura óssea.Um fator, no entanto, é o mais importante para definir o peso ideal: o bem-estar da pessoa.

Por isso, se você é mulher e tem a mesma idade e altura de uma amiga sua, nem por isso deve pensar que seus pesos ideais serão os mesmos também.Nesse caso, vale o bom senso. Se você se sente bem com 60 kg e ela com 55 kg, nenhuma das duas está errada (ou certa).A questão é não exagerar – sentir-se bem pesando muito ou pouco demais pode ser sinal de outros distúrbios.

Qual seu peso ideal?

A maneira mais precisa de calcular o peso ideal é pela bioimpedância, que determina a quantidade de gordura do corpo. Esse procedimento, no entanto, só é feito por especialistas.Uma forma fácil, apesar de não tão exata, de você mesmo fazer este trabalho é por meio do Índice de Massa Corpórea, ou simplesmente IMC. Ele leva em conta seu peso (em kg) e sua altura (em metros). Por isso, tenha-os anotados!Agora é só dividir o peso pela altura ao quadrado. Entendeu? Veja a seguir a fórmula:

Um exemplo para facilitar: qual o IMC de uma pessoa com 75 kg e 1,75 m de altura? Para saber, faça a seguinte conta:

Resultado: IMC = 24,5

E o que significa o resultado do IMC?

Agora que você sabe seu IMC, pode avaliar como está seu peso corporal. Veja a tabela a seguir!

Classificação do peso corporal pelo IMC

Fique de bem com seu corpo!

O IMC não é a única maneira de estimar seu peso ideal; várias outras tabelas o fazem. Para você ter ainda mais informações sobre o assunto, apresentamos uma sugestão de peso para adultos de ambos os sexos.

Agora, quer ter certeza? Procure a ajuda de um profissional e faça uma avaliação de seu peso corporal!


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Dra. Alexandra Manfredini

Coordenadora do Programa Emagrece, Pinda.

Deixe seu Comentário