Você sabe deixar o seu arroz soltinho?

Sonia Outubo 14 de junho de 2013 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

arroz soltinho

Você pode até achar que fazer arroz é fácil, mas não é bem assim que a coisa funciona! Afinal, ele pode ser o acompanhamento mais básico de nossas mesas, só que, para fazer sucesso, tem que estar soltinho, saboroso e com boa apresentação.

Se o seu arroz sai cada dia de um jeito e muitas vezes vira uma papa, está na hora de aprender algumas dicas para nunca mais errar nesta preparação. Veja a seguir!

Arroz de dar inveja

  1. Para que seu arroz fique bonito (além de gostoso), escolha os grãos longos, polidos, do tipo 1.
  2. Nem o melhor cozinheiro do mundo consegue salvar um arroz mal conservado. A melhor maneira de estocar esse alimento é na própria embalagem fechada ou em recipientes limpos e bem tampados. Quando mazenado em lugar fresco e ao abrigo da luz, o arroz permanece em bom estado por vários meses.
  3. Chega de improviso: está na hora de você anotar as medidas do arroz de uma vez por todas! A proporção é de 2 xícaras (chá) de água para 1 xícara (chá) de arroz polido. Outra maneira de medir direitinho é colocar 2½ cm de água acima do arroz.
  4. Para o arroz integral, use a proporção de 3 xícaras (chá) de água para 1 xícara (chá) de arroz.
  5. Quer deixar o arroz mais cremoso? Use leite batido com ervas no lugar da água, na proporção de 3 xícaras (chá) de leite para 1 xícara (chá) de arroz. Se for arroz integral, aumente a quantidade de leite para 1 litro.
  6. Para variar, substitua 1 xícara (chá) de leite pela mesma quantidade de leite de coco. Nesse caso, tempere com coentro finamente picado ou endro. Fica muito saboroso! Ideal para servir com peixe e frutos do mar,
  7. Se você já se cansou de deixar o arroz queimar e, ainda por cima, ficar com um monte de panelas para lavar, aí vai uma dica: tempere o arroz lavado com alho amassado, cebola ralada e seleta de legumes. Despeje em uma assadeira untada, regue com manteiga derretida e caldo de carne – na proporção de 3 xícaras (chá) de líquido para 1 xícara (chá) de arroz – e cubra com papel-alumínio. Leve para assar em forno médio, até o arroz ficar macio. Sirva na própria assadeira.
  8. O arroz soltinho sempre faz sucesso e deixa seus convidados se perguntando como você consegue esse resultado. Aqui vai o segredo: quando cozinhar o arroz, adicione algumas gotas de suco de limão à água do cozimento. Além de soltos, os grãos vão ficar mais brancos.
  9. Nunca mexa o arroz enquanto ele estiver cozinhando. Mas, se for preciso, use um garfo, que ajuda a separar os grãos e a liberar o vapor.
  10. Que tal preparar o arroz na panela de pressão? Estranho? Nada disso! Refogue o arroz como de costume, com alho e cebola, no óleo. Se preferir, use azeite de oliva ou manteiga. Despeje água (não precisa ser fervente) e meça aproximadamente 1 dedo acima do arroz. Tampe e, assim que a panela começar a liberar o ar da pressão, conte lentamente até 15 e desligue o fogo. Então, espere a pressão sair sozinha, abra e sirva. Fácil, não?

 


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Sonia Outubo

Técnica em nutrição, professora de culinária desde 1999. Experiência em culinária saudável, diet/light e aproveitamento integral dos alimentos alternativas para melhorar a qualidade de vida através da nutrição.

Deixe seu Comentário