Vamos caminhar?

Juliana Oliveira 27 de novembro de 2012 Atividade Física 0     Imprimir Imprimir

A caminhada emagrece e diminui a barriga. Uma hora de caminhada por dia, num ritmo um pouco acelerado queima em média 240 calorias, e pode emagrecer até 1 kg por mês mesmo sem dieta.

A quantidade de quilos perdidas no mês pode ser ainda maior, se além de caminhar todos os dias, o indivíduo fizer algum tipo de dieta, nem que seja somente cortando no pão branco e nos doces.

Mas os benefícios da caminhada não param por aí, caminhar aumenta o metabolismo, melhora a circulação sanguínea, o sistema cardio-respiratório e melhora o humor.

Além disso a caminhada pode diminuir cerca de 2.5 cm de barriga num mês. Contudo, os benefícios podem ser comprometidos, se o indivíduo caminhar sempre no mesmo ritmo e no mesmo tipo de terreno.

O corpo habitua-se e o esforço inicial, já não é considerado esforço, e então, emagrecer fica mais difícil. Por isso, depois do 1º mês, quem caminha na rua, deve começar a apertar mais o passo, e investir em roteiros onde haja mais subidas, por exemplo. Assim o nível de dificuldade fica maior e a perda de peso é garantida.

Antes de começar a caminhar é importante seguir algumas dicas, como usar um tênis confortável, com meia e roupas leves, que favoreçam o exercício. Alongar-se antes de começar e iniciar aos poucos.

Os dez primeiros minutos devem ser mais leves, e partir daí, deve-se apertar o passo. E nos últimos dez minutos, o ideal é ir abrandando o ritmo e respirar mais profundamente. Isso além de diminuir o risco de lesões, melhora o desempenho cardíaco.

Caminhar praticamente não tem contra indicações. Indivíduos de todas as idades, desde que saudáveis podem praticar esta atividade física. Mas se o indivíduo sentir alguma dor no corpo, deve ir ao médico antes de começar a caminhar, para não agravar o problema.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Juliana Oliveira

Graduada em Nutrição pela Universidade de Taubaté/2007, especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein/SP; especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho/SP.

Deixe seu Comentário