Unidos na luta contra o diabetes

Dra. Alexandra Manfredini 14 de novembro de 2012 Variedades 0     Imprimir Imprimir

No mês de novembro, especialmente dia 14, o mundo todo se mobiliza para o combate ao diabetes, uma doença silenciosa que não discrimina jovens, adultos, brancos, negros, ricos ou pobres.

Essa mobilização ganhou o nome de “Novembro Azul” e tem como objetivo educar as pessoas a respeito da doença. Não só educar, mas chamar atenção à gravidade do assunto – as complicações do diabetes podem levar ao óbito. Hoje o número de portadores de diabetes no mundo chega a 347 milhões, um novo caso a cada 5 segundos.

Isso significa que sem a educação, os pacientes estão menos preparados para tomar decisões baseadas em informação, fazer mudanças de comportamento, lidar com os aspectos psicossociais e, por fim, não estar equipado o suficiente para fazer um bom tratamento. O mau controle resulta em prejuízo para a saúde e em uma grande probabilidade de desenvolver complicações.

É interessante notar como uma doença é capaz de unir as pessoas. Quando acreditamos que podemos evoluir e aprender com todos os acontecimentos em nossa vida, conseguimos identificar as oportunidades contidas dentro de cada situação. E não é diferente com as pessoas que tem diabetes e resolvem ter uma vida mais saudável, apesar da doença.

O papel dos educadores em diabetes é essencial, juntamente com a equipe multidisciplinar. O educador faz com que a pessoa com diabetes monitore sua saúde com escolhas e ações baseadas em julgamento vindo da informação.

Tenhamos sempre em mente que juntos podemos aprender e que quando estamos em grupo, onde as pessoas compartilham do mesmo problema, os obstáculos tornam-se mais fáceis de serem superados e a oportunidade de novas amizades e de união para algo maior se faz presente.

Portanto, vamos nos unir no combate ao diabetes, juntos podemos fazer um novembro azul.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Dra. Alexandra Manfredini

Coordenadora do Programa Emagrece, Pinda.

Deixe seu Comentário