Troque a caminhada pela corrida leve

Rafael Ussier 10 de março de 2014 Atividade Física 0     Imprimir Imprimir

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Estudo recente publicado mostrou que praticar corrida em baixa intensidade é menos cansativo e melhor para os músculos do que andar depressa. O principal motivo é a existência de um músculo da panturrilha que funciona melhor quando corremos a dois metros por segundo.

Pesquisadores americanos analisaram pessoas em esteiras enquanto andavam e corriam e concluíram que esse músculo da panturrilha funciona como um câmbio de carro, ajudando o corpo a mudar de “marcha”. Ele segura o tendão de Aquiles fazendo com que o corpo gaste energia para esticá-lo. O tendão, por sua vez, libera energia para ajudar no movimento do pé.

Correr contribui diretamente para a produção de energia

Para começar a correr é ideal que durante as primeiras três semanas o corpo crie resistência ao esforço. Comece caminhando por dez minutos e faça cinco minutos de trote. Na quarta semana, a pessoa pode diminuir a frequência da caminhada. O indicado é caminhar por dois minutos e correr três, sempre alternando. Da sexta semana em diante, o ideal é começar com meia hora de caminhada e meia de corrida.

Vantagens de praticar corridas: A corrida diminui o mau colesterol e estimula a produção do bom, fortalece a massa óssea, protegendo contra a osteoporose, ajuda a controlar o estresse, diminui a ansiedade, melhora a capacidade respiratória e o desempenho nas tarefas e atividades que exigem concentração.


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Quem escreveu

Rafael Ussier

Formação em educação física pela UNIVAP, fez especialização em musculação e condicionamento físico pela FMU. Possui capacitação em corrida de rua e pilates. Atua como personal trainer e é diretor Studio Fitness.

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