Rotina estressante faz mal para a digestão

Dra. Alexandra Manfredini 5 de março de 2014 Bem-estar 0     Imprimir Imprimir

stress digestao emagrecepinda

A vida está cada vez mais corrida e não é fácil dividir o tempo entre trabalho, família, amigos… Com isso, atitudes como pular refeições para ganhar tempo ou comer lanches rápidos estão virando rotina. Horas de jejum, alimentação incorreta, nervoso diante dos problemas criam a equação perfeita para que o corpo reclame, especialmente o sistema digestivo.

Um pouco de azia, gases e leve enjoo parecem inofensivos, mas os danos podem evoluir para doenças mais sérias, como gastrite, úlceras e diabetes tipo 2. Mas o que fazer para evitar estes problemas?

O primeiro passo é entrar na linha – nada de ficar em jejum por muitas horas. Sem ter alimentos para digerir, o ácido do estômago acaba virando contra si mesmo, provocando inflamação nas suas paredes e mal estar.

Se o seu caso não é a falta de comida, o problema pode ser a velocidade com que ela é engolida. Se os alimentos não são mastigados com calma, o seu estômago fica com o trabalho de dissolver os pedaços grandes de comida, o que gera sobrecarga de ácido. Muito ácido no estômago resulta em maior agressão ao órgão e mal estar.

A qualidade dos alimentos também influencia, claro. Beliscar doces e petiscos durante todo o expediente e abusar do café para espantar o sono só enche o estômago e dificulta o esvaziamento gástrico, além de poder agredir a mucosa local.

Por fim, desacelere. A vida pautada no stress e na correria afeta o estado emocional e também pode causar náuseas, refluxo, perda de apetite, diarreia, prisão de ventre e outros incômodos.

Se a vida anda muito apressada e a saúde está dando um alerta, é hora de rever as suas prioridades. Começar procurando um médico é a melhor opção.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Dra. Alexandra Manfredini

Coordenadora do Programa Emagrece, Pinda.

Deixe seu Comentário