Refrigerante – O quanto é prejudicial?

Daiana Barasa 6 de julho de 2014 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

Quem não gosta de tomar um refrigerante gelado? Essa é a bebida preferida de milhões de habitantes no planeta, principalmente das crianças.

O mais curioso é que frequentemente notícias relacionadas aos malefícios do consumo do refrigerante são veiculadas na mídia e minimamente impactam no comportamento de consumo das pessoas, o refrigerante ainda é uma das bebidas mais vendidas no mundo.

O que torna o refrigerante prejudicial à saúde não é só o fato de causar o ganho de peso ou agravar os casos de obesidade, os componentes da bebida são altamente corrosivos e prejudicam os dentes e ossos. Um copo de refrigerante possui o equivalente a 10 colheres de sopa de açúcar refinado, sem contar a presença de aditivos químicos, se uma pessoa tomar uma lata de refrigerante por dia, ao final de um ano, estará aproximadamente 7 quilos acima do peso, essa é a probabilidade sem mencionar a dieta desequilibrada rica em gorduras, açúcares e massas.

Ao ingerir o refrigerante, o Ph sanguíneo é alterado, o sangue se torna mais ácido, o cálcio é dissolvido e passa a se acumular em artérias, veias, tecidos, órgãos, com ênfase no impacto sobre o funcionamento dos rins.

Outro hábito em relação ao refrigerante é consumi-lo sempre gelado depois da alimentação o que impede o perfeito funcionamento das enzimas digestivas, os alimentos ficam armazenados e inicia-se o processo de fermentação, em que toxinas são produzidas e se espalham pelo corpo, fora o incômodo da sensação de inchaço.

O preocupante em relação ao consumo excessivo dos refrigerantes é que se trata de um mau comportamento alimentar disseminado desde a infância. Não é raro encontrar crianças tomando refrigerante na mamadeira, o estímulo a maus hábitos começa desde muito cedo.

A riqueza em açúcar dessa bebida estimula a produção dos radicais livres, responsáveis pela destruição das células, pelo surgimento de doenças e até mesmo pelo envelhecimento precoce da pele.

Por isso é importante substituir essa bebida pelos sucos naturais e principalmente pela água filtrada. Chega de refrigerantes! Ganhe em saúde e em qualidade de vida.

Grupo Sare: www.saredrogarias.com.br


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Daiana Barasa

Jornalista do Grupo Sare Drogarias

Deixe seu Comentário