Quer emagrecer após o carnaval?

Marcia Penna 25 de fevereiro de 2015 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

Agora que passou o carnaval temos a sensação de que realmente o ano começou, e com ele, muitas metas a cumprir. Dentre elas, para muitas pessoas, está a perda de peso. Mas aí vem a eterna pergunta: o que fazer para emagrecer? Como fazer isso sem o famoso efeito sanfona (emagrece, engorda, emagrece, engorda)?

O ideal é que haja a perda de peso gradual, aos poucos, por meio da mudança no estilo de vida, visando uma alimentação saudável e balanceada em conjunto com o início de uma atividade física (caso não haja nenhuma restrição médica). Com isso, além do ganho estético, haverá um ganho enorme em saúde e em qualidade de vida. Pele, cabelo, unhas, disposição, tudo melhora!

E para que isso ocorra, algumas mudanças na alimentação são fundamentais, e são elas que irão fazer toda a diferença para a perda de peso:

- Efetue as refeições de 3 em 3 horas a fim de acelerar seu metabolismo (o organismo faz todos seus processos mais rápido). Isso ajuda (e muito) na perda de peso.

- Quando for fazer uma refeição, procure estabelecer os mesmos horários todos os dias (mesmo fins de semana). É importante comer a cada 3 horas, sem pular refeições, mas também é importante não ficar comendo a toda hora (beliscando). Comer a todo momento também prejudica a perda de peso. O ideal é fazer de 5 a 6 refeições por dia. Mesmo uma fruta, ou um chocolate, ou um biscoito, ou qualquer outro alimento, é considerado uma refeição (tudo o que é levado a boca), não somente o café da manhã, almoço e jantar, como muitas vezes pensamos.

- Evite alimentos industrializados (prontos) ou fast foods (lanches). Quanto mais natural for a alimentação, mais saudável ela será e, assim, mais rica em nutrientes necessários para o bom funcionamento de seu organismo. Esses alimentos prejudicam a perda peso, pois são riquíssimos em gorduras, sal e açúcares, e desregulam o controle da saciedade (quando consumir, você vai sentir mais fome durante o restante do dia ou da noite).

- Consuma frutas, legumes e verduras todos os dias (sem exceção), variando as cores dos alimentos, sempre que possível.

- Alimente-se em um local tranquilo. Ao se alimentar, leve o garfo até a boca, coloque o alimento e solte o garfo enquanto mastiga. Pegue o garfo novamente somente depois de já ter mastigado e engolido o alimento. Esse processo auxilia na perda de peso por fazer que a alimentação ocorra mais devagar, dando o tempo necessário ao organismo para que haja a devida regulação hormonal para a diminuição da fome.

- Não fique com dúvidas, procure orientação especializada. Cada pessoa é única, e o ideal é que seja realizada uma avaliação nutricional individualizada para avaliar cada caso, ajustando a alimentação de acordo com as necessidades individuais, a fim de otimizar a perda de peso.

A mudança de hábitos faz toda a diferença para o emagrecimento. E essa mudança é possível, só depende de você! Tenha certeza que valerá a pena. Com ela, você alcançará o resultado tão esperado: o emagrecimento definitivo!


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Marcia Penna

Márcia Penna Bueno. Nutricionista graduada pela Universidade de Taubaté. Especializada em Obesidade, Síndrome Metabólica e Cirurgia Bariátrica pelo Centro Integrado de Nutrição, São Paulo. Contato - (12) 3642 9615 ou marcia@nutricaopreventiva.com.br

Deixe seu Comentário