Quantas xícaras de café por dia?

Dra. Alexandra Manfredini 14 de janeiro de 2013 Variedades 0     Imprimir Imprimir

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Agora você tem uma boa desculpa para tomar seu cafezinho numa boa: sabia que a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda uma dose máxima de duas xícaras de café expresso por dia?

Isso é o equivalente a 250 mg de cafeína, quantidade considerada como moderada e que não oferece risco à saúde. Nem mesmo para os hipertensos: após o consumo de cafeína é mínimo o aumento da pressão arterial. E mais: é temporária!

O café não só não faz mal, como ainda traz benefícios. A bebida contém antioxidantes, que afastam os males dos radicais livres. Assim, os vasos sanguíneos se preservam e o risco de doenças cardiovasculares também diminui!

Cafeína e osteoporose combinam?

Segundo a crença, além da hipertensão, o café também aumentaria o risco de desenvolvimento da osteoporose. Afinal, essa afirmação faz sentido?

Mais ou menos. Realmente, a recomendação para afastar o risco da osteoporose é não abusar do cafezinho. Isso porque a cafeína tem a capacidade de diminuir a biodisponibilidade de cálcio no organismo.

Porém, o efeito é mínimo: a substância diminui a absorção de cálcio em cerca de 2 mg. Muito pouco! Para se ter uma ideia, um litro de leite contém 1000 mg de cálcio. Ou seja, um copo de 300 ml fornece 300 mg do mineral! E, se nem o café está proibido, o que dizer do café com leite… Esse sim está mais do que liberado!

Descubra onde está a cafeína!

O café leva a fama, mas nem só nessa bebida a cafeína está presente. Ela também é encontrada nos chás, no chocolate, nas bebidas à base de cola, nos energéticos e até mesmo nos medicamentos.Veja a tabela a seguir e descubra algumas fontes de cafeína.

Teor de cafeína

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Quem escreveu

Dra. Alexandra Manfredini

Coordenadora do Programa Emagrece, Pinda.

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