Qual o melhor exercício para emagrecer?

Breno Rodrigues 30 de setembro de 2013 Atividade Física 0     Imprimir Imprimir

exercicio 2 a

O que é melhor, queimar gordura durante 1 hora de exercícios aeróbios ou durante as 23 horas após o exercício?

Se você tem a pretensão de perder gordura corporal, certamente vai preferir a segunda opção, porque o corpo vai processar a gordura durante mais tempo. Mas para que isso aconteça, o exercício tem que ser com uma intensidade bastante elevada.

É correto o raciocínio de que no exercício aeróbio de baixa intensidade e de longa duração predomina a oxidação das gorduras como combustível para sua realização. Porém, essa baixa intensidade talvez não seja suficiente para elevar o metabolismo basal a um nível ótimo de queima de gordura. Sim, pois o metabolismo basal, aquele em que seu corpo funciona quando você está dormindo, sentado, lendo, dentre outras atividades do tipo, funciona, predominantemente, à base das gorduras estocadas no corpo.

Por outro lado, no exercício de alta intensidade predomina a utilização do glicogênio como combustível primário para sua realização. Por ser de alta intensidade, não se consegue manter o mesmo tempo de prática do que os exercícios de baixa intensidade, porém, o metabolismo basal tende a ficar mais acelerado até 48 horas após o exercício, por causa do alto consumo de oxigênio necessário para se repor as reservas energéticas do corpo, em um processo conhecido como EPOC.

Sendo assim, uma excelente estratégia para a perda de peso seria colocar um pouco mais de intensidade nos treinamentos – e isso vale, também, para a musculação. Respeitada a individualidade de cada pessoa, quanto mais intenso for o treino, melhor será para o processo de emagrecimento.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Deixe seu Comentário