Qual a origem da musculação?

Rafael Ussier 26 de agosto de 2013 Atividade Física 0     Imprimir Imprimir

origem musculacao

Você já parou para pensar como surgiu a modalidade mais querida das academias?

Musculação não existia antes do final do século XIX, quando foi promovida pelo alemão Eugen Sandow, referido como “O Pai Moderno”. Creditado como sendo um dos pioneiros da atividade por permitir ao público geral desfrutar físico em “performances de exibição musculares”.

Os homens exibiram os corpos como parte das manifestações de força ou na luta livre. Sandow teve um show no palco construído em torno desses monitores através de seu gerente, Florenz Ziegfeld. Sandow se tornou sucedido em flexões, mais tarde criou diversos negócios em torno da fama e foi um dos primeiros a comercializar produtos de marca com o nome sozinho. Ele foi creditado a inventar e vender o primeiro equipamento do exercício para as massas. A imagem foi vendida aos milhares em “cartões de gabinete” e outras impressões.

Porém, a popularização da musculação veio somente muito tempo depois. Ela ficou popular nos anos de 1950 e 1960, junto com o surgimento da ginástica de resistência e treinamento muscular, em destaque por Joe Weider, cuja publicidade em revistas nos quadrinhos e outras publicações incentivaram jovens a empreender musculação para melhorar o físico e se parecer com super-heróis das histórias em quadrinhos.

A escalação de alguns atletas em filmes foi outro importante veículo para a divulgação da atividade. Steve Reeves e Reg Park, que foram apresentados em papel retratando Hércules, Sansão e outros heróis lendários. Dave Draper ganhou fama pública através de um papel em Não Faça Ondas e nas aparições em séries de televisão, tais como o Beverly Hillbillies e The Monkees. Outras estrelas em ascensão no período foram Larry Scott, Serge Nubret e Sergio Oliva. Já na década de 1970, a musculação teve crescimento graças a publicidades importantes por parte de Arnold Schwarzenegger.

De lá para cá, a modalidade seguiu entre altos e baixos e hoje é a queridinha das academias de todo o mundo. 


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Rafael Ussier

Formação em educação física pela UNIVAP, fez especialização em musculação e condicionamento físico pela FMU. Possui capacitação em corrida de rua e pilates. Atua como personal trainer e é diretor Studio Fitness.

Deixe seu Comentário