Prática de atividade física – Viver mais e melhor

emagrecepinda 8 de agosto de 2012 Atividade Física 0     Imprimir Imprimir

Cada vez mais se fala na prática de atividade física regular ajudando a atingir e manter um peso saudável e uma VIDA MAIS SAUDÁVEL. Ser fisicamente ativo também pode fazê-lo ter mais energia, melhorar seu humor e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas.

A atividade física o ajuda a controlar seu peso “queimando” calorias em excesso ao invés de armazena-las como gordura. Os alimentos que você ingere contém calorias, e tudo que você faz ao longo do dia “queima” calorias, incluindo dormir, respirar e digerir a comida, mas a atividade física acelera essa quebra de calorias. Assim, equilibrar as calorias que você ingere com as que usa através da atividade física o ajudará a atingir e manter um peso saudável.

Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada 3 vezes na semana ou  mesmo todos os dias, depende da sua avaliação (feita por um profissional especializado).

Atividades físicas podem incluir exercícios estruturados como caminhar, correr, nadar, dançar, atividades em academias, praticar basquetebol ou outros esportes. Como você também pode incluir atividades cotidianas como afazeres domésticos, trabalhos no jardim ou caminhar com o cachorro. Escolha uma combinação de atividades estruturadas e cotidianas que encaixem no seu horário e sua aptidão.

Se você tem estado sedentário por um bom tempo, comece devagar e exercite-se por até 30 minutos por dia num ritmo que seja confortável. Caso não seja capaz de fazer exercícios por 30 minutos de uma vez, acumule atividades físicas durante o curso do dia em sessões de 10-15 minutos.

Benefícios para a Saúde da atividade Física

  • Atividade física regular o auxilia a controlar seu peso;
  • Reduzir seu risco ou controlar doenças crônicas como diabetes tipo 2, pressão alta e colesterol, doenças cardíacas, osteoporose, artrite e alguns tipos de câncer;
  • Construir músculos articulações e ossos saudáveis;
  • Melhorar o equilíbrio e flexibilidade;
  • Prevenir a depressão, o estresse;
  • Melhorar o humor e sensação de bem-estar.

Para adicionar mais atividade física na sua vida diária tente:

  • Dar uma caminhada em ritmo rápido ao redor do quarteirão com familiares, amigos ou colegas de trabalho.
  • Ir a pé ou de bicicleta para o trabalho.
  • Subir escadas no lugar de pegar o elevador quando for seguro fazer isso.
  • Cortar a grama.
  • Dar uma parada nas atividades em casa ou no trabalho, levantar-se e alongar-se ou dar uma caminhada.
  • Estacionar seu carro distante das entradas das lojas, cinema ou de casa, e caminhar a distância extra quando for seguro fazer isso.

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