- Emagrece, Pinda - http://www.emagrecepinda.com.br -
Por que (não) fazer a dieta da proteína?
Posted By Juliana Oliveira On 2 de dezembro de 2013 @ 7:00 In Nutrição | No Comments
Isso mesmo! Após um ano, não há diferença alguma entre essa dieta e uma alimentação equilibrada, mas com menor teor de calorias. Sem falar nas desvantagens ao organismo que as dietas inspiradas na teoria do Dr. Atkinstrazem. Veja a seguir.
O mal da cetose
Uma das principais consequências da dieta com baixo teor de carboidratos é a cetose, ou quebra da gordura acumulada no próprio corpo, feita pelo fígado (e que causa o emagrecimento). Esse processo é resultado da busca do corpo por energia, na falta dos carboidratos, e gera ácidos graxos e corpos cetônicos (cetona).
O elevado teor de cetona não é um estado normal do organismo e pode causar mal-estar, fraqueza, fadiga, náusea, mau hálito e tontura. E o mais grave: ainda não são conhecidos todos os danos que um quadro de cetose crônica pode causar.
E as fibras?
Além disso, reduzir drasticamente os carboidratos da alimentação diminui o teor de fibras (encontrados em alimentos de origem vegetal) – inclusive, ele chega praticamente a zero.
O resultado é a constipação, que pode se tornar grave com o passar do tempo e precisar de intervenção médica.
De olho na saúde
Dessa forma, mesmo que você esteja acima do peso e com necessidade urgente de emagrecer, lembre-se de que a saúde a curto e longo prazo deve ser sua maior preocupação. Com uma alimentação com poucos carboidratos, o corpo fica sem energia e indisposto.
Seu metabolismo foi planejado para uma dieta de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carnes, leite, ovos e certa dose de gordura. Tudo em equilíbrio e nada em exagero, por mais que as promessas pareçam milagrosas.
Article printed from Emagrece, Pinda: http://www.emagrecepinda.com.br
URL to article: http://www.emagrecepinda.com.br/por-que-nao-fazer-a-dieta-da-proteina/
Click here to print.
Copyright © 2012 Emagrece, Pinda. Todos os direitos reservados.