Por que eliminar os carboidratos da dieta?

Juliana Oliveira 4 de novembro de 2013 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

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Os carboidratos têm substituído as gorduras na luta contra o peso. Muitas dietas surgem com promessas de quilos eliminados sem esforço, inspiradas na maior personalidade da área, o Dr. Atkins. Mas o que realmente está por trás de uma alimentação habitual com pouco ou quase nada de carboidratos?

O organismo sem carboidrato

Quem defende a dieta com baixo consumo de carboidratos alega que esses nutrientes estimulam a produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que carrega a glicose até a célula. Dentro da célula, a glicose é metabolizada para produção de energia – e o excesso é guardado como fonte de gordura. Já deu para entender, certo?

Ao aumentar a proporção de proteínas e gorduras, ou seja, ao reduzir os carboidratos, o organismo se vê sem glicose suficiente para promover a produção de insulina ou o armazenamento de gordura. O resultado? A perda de peso.

Outra razão que leva os profissionais de saúde a apoiarem a dieta com baixo teor de carboidratos é a velocidade da perda de peso – duas vezes mais rápida que as dietas convencionais com baixo teor de calorias e economia de alimentos e preparações gordurosos. Dessa forma, após seis meses com uma dieta pobre em carboidratos há uma redução dos triglicerídeos.

O outro lado

Apesar da facilidade de perder peso, a dieta com baixo teor de carboidratos tem suas desvantagens. Segundo estudos, a prática pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, causar mal-estar e fraqueza e constipação devido à falta de fibras.


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Quem escreveu

Juliana Oliveira

Graduada em Nutrição pela Universidade de Taubaté/2007, especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein/SP; especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho/SP.

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