Os tipos de gordura nos alimentos

emagrecepinda 24 de setembro de 2012 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

Ao ler o rótulo de um produto, nos deparamos com diversas informações: valor energético, teor de carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e… gorduras. Existem vários tipos delas – e nem todas são ruins. Mas, você sabe dizer qual faz bem e qual faz mal?

Saturadas

Onde estão presentes: em alimentos de origem animal como carnes gordurosas, leite integral, queijos amarelos, iogurte comum, além da polpa e óleos de coco e dendê.

Qual sua função: elas aumentam as taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue. A solução é optar por peixes e carnes magras, trocar o leite integral por desnatado e dar preferência aos queijos brancos ou lights, como ricota, cottage e minas.

Trans

Onde estão presentes: em alimentos industrializados como bolachas, salgadinhos, frituras, sorvetes etc.

Qual sua função: esse tipo de gordura faz muito mal ao organismo, pois aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e diminui o colesterol bom (HDL). Prefira alimentos feitos em casa, cookies integrais, frutas e sanduíches leves.

Monoinsaturadas

Onde estão presentes: em vegetais, como azeite de oliva, óleo de canola, avelã, amendoim e abacate.

Qual sua função: são gorduras de boa qualidade, que possuem efeito protetor contra as doenças cardiovasculares. Ao substituir as gorduras saturadas pelas monoinsaturadas, você aumenta do bom colesterol (HDL) e diminui o colesterol total.

Poli-insaturadas

Onde estão presentes: em óleos de origem vegetal como milho, soja, girassol e algodão, além de óleo de peixe, castanha e amêndoa.

Qual sua função: protege contra o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Ácidos graxos essenciais

Onde estão presentes: existem dois tipos, ômega 3 (ácido-linolênico), presente em peixes, principalmente no salmão, atum e sardinha e óleo de peixe; e ômega 6 (ácido-linoléico), proveniente de óleos vegetais.

Qual sua função: Possuem efeito protetor contra doenças cardiovasculares. O ômega 3 é capaz de reduzir os triglicerídeos e a pressão sanguínea em pessoas hipertensas.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Deixe seu Comentário