Ômega 3 é benéfico e fácil de consumir!

Juliana Oliveira 13 de maio de 2013 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

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Nos rótulos dos produtos de supermercado, ele é muito famoso, sempre com indicativos de saúde e bem-estar. Porém, quem sabe o que é o ômega 3? Ou conhece seus benefícios e fontes?

Aqui você descobre tudo isso e um pouco mais!

O que é ômega 3?

São ácidos graxos poli-insaturados, que o ser humano não consegue produzir, apesar de essenciais ao funcionamento do organismo. Por isso, precisamos obtê-los dos alimentos. Suas principais fontes são a sardinha, o arenque, o salmão e o atum.

Quanto você precisa consumir por dia?

A American Heart Association (AHA) recomenda que pessoas sem histórico de doenças cardiovasculares devem comer peixes fontes de ômega 3 (ou de preferência óleo de peixe) duas vezes por semana.

Quem já desenvolveu algum tipo de doença cardiovascular, diferentemente, deve consumir diariamente 1 g de EPA e DHA (ácidos eicosapentaenoico e docosahexaenoico), também de preferência a partir de óleo de peixe. A dose sobe para 2 g ou até 4 g por dia para pessoas com triglicérides elevado.

Conheça os benefícios do ômega 3!

Não à toa o ômega 3 também é conhecido como cardioprotetor. Veja só suas vantagens para nossa saúde:

• Ajuda a diminuir os níveis de triglicérides e do colesterol total. Por outro lado, segundo a FDA (Food an Drug Administration – órgão dos Estados Unidos que faz o controle de alimentos e medicamentos), seu excesso pode retardar a coagulação sanguínea.

• É importante mediador de alergias e processos inflamatórios, pois são necessários para a formação de prostaglandinas (substância derivada de gorduras poli-insaturadas essenciais para o organismo enfrentar processos inflamatórios).

• Auxilia na prevenção de batimento cardíaco irregular (antiarritmia).

• Diminui a pressão sanguínea, a morte súbita, a trombose e a formação de plaquetas (importantes para o processo de coagulação do sangue).

• Reduz a agregação plaquetária, que por sua vez inibe a coagulação do sangue e permite um bom fluxo de sangue pelas artérias.

• Aumenta a fluidez do sangue.


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Quem escreveu

Juliana Oliveira

Graduada em Nutrição pela Universidade de Taubaté/2007, especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein/SP; especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho/SP.

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