O vegetariano deve se preocupar com quê?

Daniella Petricelli 26 de fevereiro de 2013 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

Vegetariano

Hoje em dia cada vez mais pessoas estão investindo em uma dieta vegetariana, seja total ou parcial, aumentando o consumo de vegetais e da proteína da soja. Porém, esse tipo de alimentação também traz os seus riscos.

Afinal, o corpo humano absorve muitos nutrientes da carne, e quando esse alimento falta, outros precisam substituí-lo. Mudar outros hábitos também é fundamental para que a dieta vegetariana não acarrete em deficiências de nutrientes. Vamos ver quais?

Segredos para uma boa dieta

1. Não abuse dos doces e dos alimentos ricos em gordura, que têm muitas calorias, mas baixa densidade de nutrientes. A regra vale para todo mundo, mas para os vegetarianos ainda mais, pois o que eles precisam é de uma dieta com maior número de alimentos que os não vegetarianos, mas sem ultrapassar o limite de calorias.

2. Como os vegetarianos não contam com os nutrientes da carne precisam encontrá-los em outras fontes. Por isso, é indicado que optem sempre pelos grãos e produtos integrais, evitando os refinados, que perdem parte de seus nutrientes na refinação.

3. Variedade é tudo nesta dieta: inclua na alimentação diária pelo menos quatro grãos diferentes: arroz integral, trigo, aveia (em grão), cevada, soja, feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, fava, linhaça, quinoa.

4. Invista em alimentos enriquecidos com vitaminas e minerais.

5. Frutas e mais frutas! Coma todos os dias cinco variedades delas.

6. Os legumes também entram em alto número: a dieta diária deve contar com seis tipos diferentes, sendo um de cor amarela ou verde-escura.

7. Você não cortou os laticínios da dieta? Então, pode e deve comer leite e queijos todos os dias.

8. Cuidado com o ovo! Se você consome esse alimento, ótimo, mas atenção para não ultrapassar na dose diária de colesterol, que é de 300 mg. Cada ovo tem em média 210 mg de colesterol.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Deixe seu Comentário