Hoje em dia cada vez mais pessoas estão investindo em uma dieta vegetariana, seja total ou parcial, aumentando o consumo de vegetais e da proteína da soja. Porém, esse tipo de alimentação também traz os seus riscos.
Afinal, o corpo humano absorve muitos nutrientes da carne, e quando esse alimento falta, outros precisam substituí-lo. Mudar outros hábitos também é fundamental para que a dieta vegetariana não acarrete em deficiências de nutrientes. Vamos ver quais?
Segredos para uma boa dieta
1. Não abuse dos doces e dos alimentos ricos em gordura, que têm muitas calorias, mas baixa densidade de nutrientes. A regra vale para todo mundo, mas para os vegetarianos ainda mais, pois o que eles precisam é de uma dieta com maior número de alimentos que os não vegetarianos, mas sem ultrapassar o limite de calorias.
2. Como os vegetarianos não contam com os nutrientes da carne precisam encontrá-los em outras fontes. Por isso, é indicado que optem sempre pelos grãos e produtos integrais, evitando os refinados, que perdem parte de seus nutrientes na refinação.
3. Variedade é tudo nesta dieta: inclua na alimentação diária pelo menos quatro grãos diferentes: arroz integral, trigo, aveia (em grão), cevada, soja, feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, fava, linhaça, quinoa.
4. Invista em alimentos enriquecidos com vitaminas e minerais.
5. Frutas e mais frutas! Coma todos os dias cinco variedades delas.
6. Os legumes também entram em alto número: a dieta diária deve contar com seis tipos diferentes, sendo um de cor amarela ou verde-escura.
7. Você não cortou os laticínios da dieta? Então, pode e deve comer leite e queijos todos os dias.
8. Cuidado com o ovo! Se você consome esse alimento, ótimo, mas atenção para não ultrapassar na dose diária de colesterol, que é de 300 mg. Cada ovo tem em média 210 mg de colesterol.
