O que posso comer depois do jantar?

Juliana Oliveira 18 de junho de 2013 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

voce sabia

O jantar já passou, você está relaxando no sofá da sua casa quando bate aquela fome ou “vontade de comer” e, normalmente, os escolhidos são: o chocolate, a bolacha recheada ou o salgadinho de pacote.

Mas será que esses são mesmo os alimentos mais indicados para comer esse horário? Nessa matéria vamos te dar algumas dicas do que comer na ceia. O ideal é evitar comer em grande quantidade e alimentos pesados, de difícil digestão.

Entre as melhores opções estão:

  1. 1 copo de leite quente – como nossa mãe ou avó já diziam tomar um copo de leite quente a noite ajuda mesmo a dormir melhor. Isso acontece, pois além da temperatura morna do leite ajudar a relaxar, o leite é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que ajuda a baixar o nível de estresse. Dê preferência ao leite desnatado, que contém menos gordura.
  2. 1 prato raso de mingau de aveia – assim como o leite quente, a temperatura do mingau ajuda a relaxar. Já a aveia é fonte de fibras e aumenta a saciedade.
  3. 1 pote de iogurte desnatado com mel – o iogurte também é fonte de triptofano. Se acrescentar um fiozinho de mel, melhor ainda, pois o mel ajuda na absorção do triptofano.
  4. 1 xícara de chá com torradas – apenas é importante evitar os chás com alta concentração de cafeína, como o chá preto ou mate. Dê preferência aos chás mais “calmantes” como camomila, erva-doce. Para as torradas, prefira as integrais que contém mais fibras.
  5. 1 fatia de queijo branco com geléia – se a vontade for de comer um doce, essa pode ser uma ótima opção. Se quiser economizar calorias, opte pela geléia diet.
  6. 1 potinho de gelatina com frutas – você pode preparar uma gelatina com frutas picadinhas e deixar na geladeira para esses momentos. É uma opção leve, fresquinha e doce.
  7. Cookie integral – para substituir a bolacha recheada, o cookie é uma excelente escolha. Apesar de terem calorias semelhantes, o cookie tem menos gordura (praticamente metade da quantidade da bolacha recheada) e mais fibras.
  8. Semente de abóbora torrada – você pode torrá-la em casa é uma excelente substituta do salgadinho de pacote. É só lavar bem as sementes, secar em um pano limpo ou papel absorvente, temperar com pouco sal e ervas, e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.

 


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Quem escreveu

Juliana Oliveira

Graduada em Nutrição pela Universidade de Taubaté/2007, especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein/SP; especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho/SP.

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