O que a soja faz de bom pela saúde?

Alessandro Ribeiro 6 de fevereiro de 2013 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

Soja

Quem está de olho nas notícias sobre o mundo da Nutrição sabe que a soja é cada vez mais vista como uma boa opção para uma dieta equilibrada. Rica em proteínas, ela tem o potencial de substituir a proteína animal, fonte de gordura saturada.

Além disso, a soja contém isoflavonas, que diminuem o colesterol ruim, fibras e outras substâncias salutares. O conjunto de todas elas promove inúmeros benefícios ao organismo, listados a seguir. Vamos conferir?

As vantagens da soja

1. Coração: pesquisas da Associação Americana do Coração indicam que a ingestão diária de 25 g de proteína de soja – ½ xícara (chá) de grãos de soja –, associada a uma alimentação com baixos teores de gordura saturada e colesterol, reduz em aproximadamente 30% o LDL (mau colesterol). Dessa forma, a soja diminui o risco de doenças cardiovasculares.

2. Prevenção do câncer: os grãos de soja contêm genisteína, um fitoestrógeno (hormônio vegetal) que atua na prevenção de câncer de mama, próstata, cólon, reto, estômago e pulmão. A ingestão diária de alimentos à base de soja pode reduzir em até 50% os riscos desses cânceres.

3. Menopausa: o fitoestrogênio presente na soja ajuda a diminuir e até a eliminar os sintomas da menopausa, principalmente as ondas de calor.

4. Osteoporose: na menopausa, o processo de osteoporose se agrava devido à deficiência de estrógeno. A soja, que contém genisteína, ajuda a fixar o cálcio nos ossos e fortalece a estrutura óssea.

5. Diabetes: as fibras dos grãos de soja auxiliam na regulação do nível de glicemia no sangue, pois retardam a absorção da glicose.

6. Aterosclerose: o hormônio vegetal isoflavona torna as artérias mais flexíveis e reduz o índice da doença.

7. Envelhecimento: a genisteína, presente na soja, age como um antioxidante, protegendo contra os radicais livres e, consequentemente, retardando o envelhecimento precoce.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Alessandro Ribeiro

Graduado em Nutrição pela UMC e Graduando em Biomedicina pelo Complexo Educacional FMU, possui Especialização em Gerontologia Clínica e Social pela UNIFESP/EPM, Medicina Ortomolecular pela FACIS/IBEHE e Hormônios: Ênfase em Fisiopatologia e Alterações Laboratoriais pela ACT. Autor do Livro Pão de Obesidade - Recheado com colesterol, uma pitada de hipertensão e sobremesa diabetes.

Deixe seu Comentário