O papel da atividade física no combate a obesidade

Rafael Ussier 8 de agosto de 2012 Atividade Física 0     Imprimir Imprimir

A obesidade atualmente é alvo de vários estudos por ser considerada uma das principais causas de morte em todo o mundo. Pode ser definida de forma simplificada como uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, sendo conseqüência de balanço energético positivo e que acarreta repercussões à saúde de qualquer indivíduo.

No Brasil, um aumento do peso da população vem sendo notado. Em 2010, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estava acima do peso recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O excesso de peso em homens adultos saltou de 18,5% para 50,1% e ultrapassou, em 2009-10, o das mulheres, que foi de 28,7% para 48%.

De acordo com pesquisas realizadas pela ACSM (American College of Sports Medicine) os tratamentos com dietas e medicamentos têm efeitos imediatos no paciente obeso, porém a longo prazo os resultados caem, e desestimulam o próprio paciente.

Já o exercício físico apresenta uma série de benefícios e tem bons resultados a longo prazo, com a diminuição do percentual de gordura, a diminuição do apetite e a melhora da sensação de bem-estar e auto-estima.

Estudos demonstram que a atividade física constitui a parte mais variável do lado do gasto energético, representando de 5% a 40% do gasto calórico total diário. A combinação de exercício físico com restrição calórica representa um meio flexível e efetivo de conseguir uma redução ponderal. O exercício melhora a mobilização e o catabolismo de gorduras (processo de assimilar gordura para obter energia), acelerando a perda de gordura corporal.

Portanto, quando o objetivo é emagrecer a meta deve ser principalmente proporcionar balanço energético (calórico) negativo, diminuindo a ingestão calórica e aumentar o gasto calórico através de atividade física.

É importante lembrar que antes de iniciar a prática de exercícios físicos alguns exames cardiológicos devem ser realizados para que o educador físico possa prescrever um treinamento que responda as necessidades do indivíduo


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Rafael Ussier

Formação em educação física pela UNIVAP, fez especialização em musculação e condicionamento físico pela FMU. Possui capacitação em corrida de rua e pilates. Atua como personal trainer e é diretor Studio Fitness.

Deixe seu Comentário