O ciclo menstrual afeta a performance?

Dra. Alexandra Manfredini 14 de fevereiro de 2013 Atividade Física 0     Imprimir Imprimir

Performance

Você já pensou como era praticar esportes na época em que não existiam os absorventes? Não devia ser nada confortável!

A vida das mulheres ficou muito mais fácil depois da década de 1950, quando surgiram os benditos. Mas, mesmo assim, a menstruação continua influenciando o desempenho físico feminino nas atividades físicas!

O ciclo menstrual afeta o desempenho físico?

Claro! De acordo com a fase do ciclo menstrual, há mudanças hormonais que refletem diretamente no desempenho físico.

Aqui nós damos uma visão geral, mas esses são fatores totalmente individuais. Então, nem tente se comparar com sua amiga!

Vamos primeiro entender direito como funciona o ciclo menstrual? Ele tem 28 dias, divididos da forma a seguir.

Tabela ciclo

 

 

 

 

Como fica o desempenho físico?

Tabela desempenho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Menstruação e tipo de atividade física têm tudo a ver!

Dá para imaginar que se você está acostumada a praticar atividades físicas, menor será o impacto da menstruação em sua rotina. Uma mulher sedentária com certeza sentirá mais desconforto.

Por outro lado, o treinamento intenso ou exagerado causa irregularidades menstruais e até a suspensão da menstruação. Mas o quadro é totalmente reversível!

 A força das mulheres

As mulheres não são fracas, não! Há inúmeros registros de medalhas olímpicas em todas as fases do ciclo menstrual.

Apesar disso, muitos treinadores preferem evitar competições ou treinamento em mulheres menstruadas. É também comum o uso de anticoncepcionais para manipular o ciclo menstrual e o desempenho físico. Mas isso só deve ser feito com o acompanhamento profissional.

Atividade física contra as cólicas?

Pode ser, sim. A prática de atividades físicas é recomendada para aliviar as cólicas. Mesmo assim, é preciso saber adequar os treinos aos períodos menstruais.

E isso é você quem vai decidir, de acordo com seu conforto. Se no período pré-menstrual você se sente melhor ficando deitada em casa até a cólica sumir, não hesite!

Agora, se há disposição, aposte na prática de exercícios ao ar livre: será mais prazeroso e lhe ajudará a minimizar os desconfortos menstruais!


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Quem escreveu

Dra. Alexandra Manfredini

Coordenadora do Programa Emagrece, Pinda.

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