Mito ou verdade: Ficar sem comer emagrece?

Emagrece, Pinda 10 de agosto de 2015 Nutrição Comentários desativados     Imprimir Imprimir

jejum-engorda-sem-comer

A resposta é NÃO, pelo contrário. Ficar muitas horas sem comer fará com que o metabolismo fique lento, prejudicando a perda de peso. Outro ponto importante: quando ficamos muitas horas sem comer nosso organismo fica em estado de alerta. Assim, a hora que nos alimentarmos, absorverá mais do que precisa.

Além disso, quanto mais tempo ficamos sem comer, mais será liberado um hormônio chamado grelina, que sinaliza a fome. Quanto mais tempo em jejum, mais alto ficará esse hormônio. Isso fará com que cheguemos na próxima refeição morrendo de fome, comendo tudo o que estiver pela frente, e mesmo assim ainda levará um bom tempo para que haja sua normalização. Sabe quando comemos, já estamos cheios, e continuamos com a sensação de que estamos com fome ainda? Então, a grelina nesse momento está nas alturas… E para perder peso temos que mantê-la nos níveis normais.

O ideal é fazer pequenas refeições, a cada 2 horas e meia ou 3 horas. Comer em pequenas porções, várias vezes ao dia (de 5 a 6 vezes), incluindo alimentos saudáveis. Nunca comer até sentir aquela pontada no estômago. Quando comemos até esse ponto, já comemos mais do que precisávamos.

E vale lembrar que cada alimento ingerido é uma refeição: uma bolacha, um salgadinho, um doce… Então, para facilitar a perda de peso é importante não beliscar, comer somente nos horários das refeições (e tudo de uma vez, naquele momento).

Comece a contar o seu dia a partir do horário que você acordar. Por exemplo: se acordar às 7h, a primeira refeição será nesse horário, a próxima às 09:30h ou 10h, e assim por diante.

Lembre-se sempre: ficar em jejum ou o contrário, comer a toda hora, prejudica (e muito) a perda de peso. E muitas vezes, o que pode estar dificultando sua perda de peso pode não ser somente os tipos de alimentos consumidos, mas os horários que tem feito as refeições… Pense nisso!

Por Marcia Penna Bueno
Nutricionista graduada pela Universidade de Taubaté. Especializada em Obesidade e Cirurgia Bariátrica pelo Centro Integrado de Nutrição, São Paulo. Pós-graduanda em Fitoterápicos e Suplementação Nutricional pela USCS. Contato  (12) 3648 4393


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Os comentários estão fechados.