Maçã: ter uma é bom, ter muitas é melhor!

Juliana Oliveira 12 de março de 2013 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

Maça

Se tem uma fruta mais famosa no mundo, essa é a maçã. E não à toa: são mais de 7 mil variedades! Em geral, elas são classificadas em três tipos: de mesa, para cozimento e as próprias para fabricação da sidra ou do vinagre. Aqui no Brasil, as mais comuns são a gala ou a fuji, mas há ainda outras, sem falar nas importadas.

Maçãs aqui no Brasil

1. Maçã Gala: a polpa tem uma cor creme. A textura é firme e a fruta tem média acidez. Disponível no mercado para você durante todo o ano. Como reconhecer? De tamanho médio e formato arredondado e alongado, a maçã gala tem casca vermelha, rajada e brilhante.

Como usar? Por sua polpa suculenta, a maçã gala é ideal boa para ser consumida ao natural. Mas também pode ser aposte no preparo de sobremesas, purês e cremes.

2. Maçã Fuji: a polpa é amarelo-clara, a textura é bastante firme e o sabor, doce. A acidez é bem baixa. Disponível no mercado durante todo o ano também. Como reconhecer? A fruta tem tamanho médio a grande, formato arredondado e achatado. A casca? Vermelha, rajada e opaca.

Como usar? Com uma polpa muito suculenta, a maçã fuji é ideal boa para ser consumida crua, como por exemplo no preparo de salada de frutas.

3. Red delicious: essa é doce! De polpa suculenta e semelhante com as maçãs argentinas. Como reconhecer? Sua casca é vermelho-escuro brilhante, por isso conhecida como casca rubi. O formato lembra um coração. Lindo, não?

Como usar? Ideal para ser consumida ao natural. Mas experimente também assada: fica uma delícia!

4. Granny Smith: é a famosa maçã verde! É uma maçã ácida. Tem polpa firme de cor branca, aromática e textura farinosa. Como reconhecer? Ora, é a única variedade que tem casca verde! É brilhante, mesmo depois de madura. De tamanho médio a grande.

Como usar? Essa maçã tem muito suco e não é muito doce. Então, não é tanto consumida in natura. Ideal para preparo de doces, pratos salgados, geleias e compotas.


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Quem escreveu

Juliana Oliveira

Graduada em Nutrição pela Universidade de Taubaté/2007, especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein/SP; especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho/SP.

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