Legumes muito mais gostosos é aqui

Sonia Outubo 11 de novembro de 2013 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

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Legumes são tudo de bom: eles podem ser a base de seu almoço e ainda constituem um perfeito jantar leve e saudável. Vamos, então, ver algumas dicas de como prepará-los com mais sabor?

Legumes em um instante

• As berinjelas são bastante substanciosas e saborosas. Para que fiquem mais macias e não escureçam, corte-as cruas e fatias e deixe-as de molho por 30 minutos em uma tigela com leite.

• Para evitar que as berinjelas fritas fiquem muito gordurosas, empane-as antes em uma mistura de farinha de rosca e clara de ovo. Garanta um sabor especial temperando a farinha com especiarias.

• Sirva beterrabas bem coloridas! Para evitar que elas percam a cor ao serem cozidas, coloque água somente o suficiente para cobri-las e só retire a casca no momento de usá-las.

• Couve-flor bem branquinha? Coloque um pouco de leite na água do cozimento e se admire!

• O mesmo vale para as ervilhas: quer que elas conservem sua cor depois de cozidas? Adicione um pouco de açúcar à água de fervura.

• Quando a mandioca, que é uma raiz, estiver demorando para cozinhar, tire-a da água fervente e coloque-a em água fria. Volte ao fogo e cozinhe novamente.

• Uma boa maneira de conservar a mandioca é colocá-la, depois de descascada, em uma tigela e cobrir com água. Guarde dentro da geladeira por 2 dias.

• Para facilitar o cozimento das mandiocas, descasque-as, lave-as e coloque-as por 30 minutos no congelador. Depois, corte-as em pedaços uniformes e cozinhe.

• Tire todo o amargor do pepino: corte as duas extremidades, esfregando-as no lugar de onde foram retiradas.


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Quem escreveu

Sonia Outubo

Técnica em nutrição, professora de culinária desde 1999. Experiência em culinária saudável, diet/light e aproveitamento integral dos alimentos alternativas para melhorar a qualidade de vida através da nutrição.

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