Kiwi: de onde será que vem essa fruta?

Juliana Oliveira 30 de setembro de 2013 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

kiwi saude beneficios

Quem nunca se surpreendeu com o visual diferente do kiwi? Verde por dentro, alongado, com casca marrom coberta por uma penugem curta… Sem falar no sabor azedinho. De onde saiu essa fruta?

Ela é mesmo novidade: nativa da China, até 1900 era conhecida como uma planta selvagem. Quando começou a ser cultivado, o kiwi foi parar na Nova Zelândia, em 1906, e logo ganhou notoriedade em todo o mundo.

Por ser uma fruta de clima temperado, o kiwi prefere temperaturas entre 15ºC e 0ºC. No Brasil, justamente por esse motivo, ele se adapta melhor na região sul e no estado de São Paulo. Já no mundo, o maior produtor é a Itália.

Nutrição do kiwi

Além de saboroso, o kiwi traz várias propriedades nutricionais. Ele contém fibras, muito potássio, magnésio e ferro.

A fruta quase não tem sódio ou gordura e ainda fornece boas doses de vitamina E, de carotenoides e de vitamina C, muito mais que a laranja! Essas três vitaminas juntas ajudam a neutralizar a ação deletéria dos radicais livres.

Para completar, o kiwi tem baixa densidade energética e é uma das poucas frutas que se mantêm verdes depois de maduras, o que o torna fonte de clorofilina, um potente inibidor da substância cancerígena aflotoxina B1.

Kiwi com casca? Pois é, apesar de parecer uma sugestão estranha, o kiwi pode ser consumido com a casca, desde que haja a higienização adequada da fruta. Diga “não” ao desperdício!


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Juliana Oliveira

Graduada em Nutrição pela Universidade de Taubaté/2007, especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein/SP; especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho/SP.

Deixe seu Comentário