O iogurte é um dos alimentos mais antigos que existem. Sua origem é incerta. Para alguns, esse alimento nasceu na península Balcânica (sudeste da Europa); para outros, na Ásia Menor, em algum ano entre 10 mil a.C. e 3 mil a.C.
É provável que os antigos pastores, ao transportarem leite em recipientes de couro, tenham percebido em algum momento que o produto fermentava e sua consistência tornava-se mais densa. Vem daí a origem do nome, a palavra turca yuhurt, que significa denso ou tornar denso.
Durante séculos, o iogurte foi um produto caseiro e, com receitas passando boca a boca, sua difusão alcançou várias culturas antigas. Sua estreia como produto comercial é algo muito recente. Só no início do século XX começou a ser vendido comercialmente, mesmo assim, como medicamento em farmácias.
Com o desenvolvimento das geladeiras e à medida que seus benefícios se tornavam mas conhecidos, o iogurte foi alcançando o lugar de destaque que ocupa hoje.
Nutrição do iogurte
Os valores nutricionais do iogurte são semelhantes aos do leite. Excelente fonte de cálcio, proteínas, fósforo e vitaminas do complexo B. Cada 100g de iogurte natural contêm cerca de 62 calorias; 47,5% de gorduras; 30% de carboidratos e 22,5% de proteínas.
Já o desnatado possui 55 calorias por 100g, mas a maior redução é de gordura, que cai para 3%. O iogurte é indicado para o bom funcionamento do intestino e, como fonte de cálcio, ajuda na formação e na manutenção da estrutura óssea.
