Iogurte: um benefício que veio do acaso

Alessandro Ribeiro 26 de agosto de 2013 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

pote iogurte

O iogurte é um dos alimentos mais antigos que existem. Sua origem é incerta. Para alguns, esse alimento nasceu na península Balcânica (sudeste da Europa); para outros, na Ásia Menor, em algum ano entre 10 mil a.C. e 3 mil a.C.

É provável que os antigos pastores, ao transportarem leite em recipientes de couro, tenham percebido em algum momento que o produto fermentava e sua consistência tornava-se mais densa. Vem daí a origem do nome, a palavra turca yuhurt, que significa denso ou tornar denso.

Durante séculos, o iogurte foi um produto caseiro e, com receitas passando boca a boca, sua difusão alcançou várias culturas antigas. Sua estreia como produto comercial é algo muito recente. Só no início do século XX começou a ser vendido comercialmente, mesmo assim, como medicamento em farmácias.

Com o desenvolvimento das geladeiras e à medida que seus benefícios se tornavam mas conhecidos, o iogurte foi alcançando o lugar de destaque que ocupa hoje.

Nutrição do iogurte

Os valores nutricionais do iogurte são semelhantes aos do leite. Excelente fonte de cálcio, proteínas, fósforo e vitaminas do complexo B. Cada 100g de iogurte natural contêm cerca de 62 calorias; 47,5% de gorduras; 30% de carboidratos e 22,5% de proteínas.

Já o desnatado possui 55 calorias por 100g, mas a maior redução é de gordura, que cai para 3%. O iogurte é indicado para o bom funcionamento do intestino e, como fonte de cálcio, ajuda na formação e na manutenção da estrutura óssea.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Alessandro Ribeiro

Graduado em Nutrição pela UMC e Graduando em Biomedicina pelo Complexo Educacional FMU, possui Especialização em Gerontologia Clínica e Social pela UNIFESP/EPM, Medicina Ortomolecular pela FACIS/IBEHE e Hormônios: Ênfase em Fisiopatologia e Alterações Laboratoriais pela ACT. Autor do Livro Pão de Obesidade - Recheado com colesterol, uma pitada de hipertensão e sobremesa diabetes.

Deixe seu Comentário