Internet: vilã ou aliada da saúde?

Dra. Alexandra Manfredini 24 de março de 2014 Bem-estar 0     Imprimir Imprimir

internet vila aliada emagrecepinda

Em 2012, a agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa) divulgou uma pesquisa sobre os fatores que mais levam as pessoas a serem internadas por intoxicação nos hospitais públicos. A ingestão indiscriminada de medicamentos ficou em primeiro lugar.

Isso demonstra o quanto o brasileiro insiste em se automedicar, hábito que tem se agravado com o fortalecimento da internet e a consequente utilização de buscadores para a realização do autodiagnostico.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário de Volta Redonda, o grande problema da internet é a qualidade da informação. De 1152 vídeos sobre assuntos médicos disponíveis no Youtube que foram analisados pelos pesquisadores, 95% continham ao menos uma informação errada ou imprecisa.

Apesar de serem dados alarmantes, não podemos olhar para a internet como uma vilã quando o assunto é saúde, principalmente porque ela já é uma realidade inexorável na vida das pessoas.

A internet, portanto, desde que usada da maneira correta, pode ser uma grande aliada da saúde e, em especial, do processo de cura.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Dra. Alexandra Manfredini

Coordenadora do Programa Emagrece, Pinda.

Deixe seu Comentário