Hidratação para atividades físicas

Breno Rodrigues 5 de abril de 2013 Atividade Física 0     Imprimir Imprimir

Hidrata

A hidratação é fundamental para o desempenho de qualquer prática física. Cerca de 60% de nosso organismo é constituído por água. Durante uma atividade física a produção de calor do nosso organismo eleva a temperatura do corpo resultando na perda de liquido através do suor.

É indicado que duas horas antes de iniciar o treinamento seja ingerido 250 ml a 500 ml de água ou sucos de frutas naturais. Isso fará com que ocorra a hidratação adequada no seu organismo e que o excesso de toxina seja eliminado através da urina, antes do exercício.

Caso a intenção seja participar de uma competição intensa, deve-se aumentar a hidratação habitual no dia que precede ao evento. Quando o atleta compete em estado de desidratação ele já entra em desvantagem.

Durante a atividade física é recomendado que o consumo de água seja realizado em pequenas quantidades a cada quinze minutos. Os líquidos deverão ser consumidos de preferência com a temperatura fria, em torno de 15°C a 22°C, para facilitar o esvaziamento gástrico. Quanto mais rápido o líquido deixar o estômago, mais facilmente sentirá os benefícios durante a atividade.

Logo após o treinamento, a quantidade de líquido deve ser o suficiente para matar a sede. Se o treino for intenso, e houve perda excessiva de líquido, a hidratação deverá ser feita com alguma bebida isotônico-esportiva.

Além da água e dos sais minerais, temos a opção das bebidas isotônicas que contêm carboidratos que fornecem energia extra para os músculos em movimento e um sabor agradável que pode facilitar a ingestão garantindo a correta hidratação.

Alguns fatores podem influenciar na maneira que ocorrerá a hidratação. No calor, a perda de fluídos no suor é mais intensa para manter a temperatura corporal estável, portanto a hidratação deve ser mais rigorosa que no frio, no qual ocorre a retenção de líquido. A intensidade do exercício também influencia, quanto maior o tempo de treinamento, mais devemos nos preocupar com a hidratação.

É importante lembrar que a hidratação deve ser uma prática diária, independente da realização de alguma atividade física.


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