Gratinado de lentilha

Sonia Outubo 24 de outubro de 2012 Culinária 0     Imprimir Imprimir

INGREDIENTES:

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 cebola picada
2 talos de aipo (salsão) picados
200 g de cogumelos frescos, cortados em fatias
250 g de lentilha
600 ml de caldo de legumes caseiro
100 g de aveia em flocos
100 g queijo cheddar ralado (ou parmesão)
1 pitada de pimenta vermelha em pó, sal marinho

MODO DE PREPARO:

1 – Aqueça o azeite numa panela em fogo moderado, acrescente a cebola e o aipo e refogue , mexendo de vez em quando, por 5 minutos.

2 – Adicione os cogumelos e misture bem. Cozinhe por mais 5 minutos ou até ficarem macios.

3 – Junte a lentilha e acrescente 500 ml do caldo de legumes.  Espere ferver, reduza a chama e tampe a panela.  Cozinhe em fogo brando por cerca de 20 minutos ou até a lentilha ficar macia, adicione o caldo restante se parecer que as lentilhas estão secando.

4 – Pré-aqueça o forno a 220º C. Misture a aveia com queijo ralado e a pimenta vermelha.  Quando as lentilhas estiverem cozidas, acrescente o sal a gosto.  Transfira-as para uma travessa rasa que possa ir ao forno e espalhe–as uniformemente sobre ela.

5 – Espalhe a mistura de aveia e queijo por cima das lentilhas.  Coloque a travessa no forno e asse por cerca de 10 minutos ou até a cobertura estar crocante e dourada. Sirva quente.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Sonia Outubo

Técnica em nutrição, professora de culinária desde 1999. Experiência em culinária saudável, diet/light e aproveitamento integral dos alimentos alternativas para melhorar a qualidade de vida através da nutrição.

Deixe seu Comentário