Frutas vermelhas e seus benefícios

Daniella Petricelli 4 de agosto de 2014 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

frutas vermelhas emagrece

Ricas em propriedades antioxidantes, anti-flamatórias, pouco calóricas, excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de fontes de compostos bioativos. As berries, ou melhor dizendo frutas vermelhas, são grandes aliadas a nossa saúde.

São eficazes na redução do colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares, no fortalecimento do sistema imunológico além de reduzir doenças como Parkinson e Alzheimer. Seu consumo pode ser na forma de polpas, in natura ou até mesmo desidratadas, porém deve ser consumidas de forma regular.

Elas são ricas em vitaminas como a C e E além de possuírem antocianinas e flavonoides. Possuem cascas com colorações avermelhadas e arroxeadas.

Alguns exemplos são:

  • Cereja: é uma fruta com alto poder antioxidante, antiflamatório, antiviral, além de combater o câncer. Tem altas concentrações de flavonoides, além de serem ricas em vitaminas A, C e E.
  • Cranberry: Possuem propriedades que evitam a infecção urinária . Além das polpas existem chás e suco da fruta
  • Amora: Atua como bactericida e é antiflamatória, além de estimularem a liberação de insulina e melhorar a pressão arterial. Possuem fibras, vitamina E, e ácido elágico que possuem propriedades que inibe o aparecimento de tumores.
  • Blueberry: Também conhecida como mirtilo, rica em fibras (pectina) e alguns minerais como: zinco, ferro, magnésio, é destacada pelo alto poder antioxidante que ajuda a manter o sistema imunológico mais forte. Deve ser consumida com moderação, pois contém um alto teor de índice glicêmico, porém se consumidas em porções pequenas ela previne algumas doenças como câncer, doenças cardíacas, mal de Alzheimer além de controlar o diabetes.
  • Morango: Rico em vitamina C. Porém é uma das frutas que possuem maiores quantidades de agrotóxicos. A melhor opção seria na versão orgânica.
  • Framboesa: Rica em ácido elágico, responsável por inibir o aparecimento de tumores. Rica em cálcio fósforo e vitamina C.
  • Groselha: Rica em potássio, fibras, vitaminas A e C. No entanto no Brasil a forma mais comum de ser consumida é em doces e xaropes que tem pouca fruta e muito açúcar.
  • Jabuticaba: é uma das frutas que possuem maiores quantidades de ácido elágico, elemento que trabalha contra o câncer. A dica é consumi-la com a casca para aproveitar-se todos os nutrientes.
  • Uva: De acordo com alguns estudos o suco da uva roxa melhorou a memória de adultos com comprometimento cognitivo.
  • Goji berry: destaque entre as frutas vermelhas.Devido ao seu alto teor de vitamina C, e de antioxidantes como ácido elágico, antocianina é considerado um super alimento. Esses antioxidantes nos protege contra doenças degenerativas, além de ser um forte aliado no emagrecimento.

Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Deixe seu Comentário