Muita fome? Pode ser culpa dos hormônios

Dra. Alexandra Manfredini 2 de setembro de 2013 Variedades 0     Imprimir Imprimir

fome exagerada

Libido baixa, variação do humor e, como sempre, fome exagerada. Há dias em que você se dá conta que o prato, a mesa de trabalho e até mesmo a cabeceira estão lotados de guloseimas que podem detonar a reeducação alimentar e fazer toda a diferença no projeto saúde.

Se a fome tem, de fato, atrapalhado a sua relação com a balança, que tal checar como andam os instáveis – mas necessários – hormônios? Nós damos as dicas!

Quem comanda a ação hormonal é a hipófise, localizada no cérebro. Essa glândula analisa as necessidades do corpo e determina a produção de centenas de hormônios por um conjunto de outras glândulas – o sistema endócrino. Isso depois de receber mensagens do hipotálamo, estrutura responsável, entre outras coisas, pelo controle do apetite e pelas sensações de calor e frio.

Das proezas de que os hormônios são capazes, a TPM na certa é a que mais atormenta a vida da ala feminina – estatísticas mostram que 97% das mulheres percebem pelo menos um sintoma físico ou emocional associado ao ciclo menstrual. E não é apenas nessa fase que muda a concentração dos hormônios. A variação acontece o mês inteiro. Vai daí que ora você enxerga a vida em branco e preto, ora com todas as cores do arco-íris.

Trata-se de um caminho de mão dupla: se os hormônios afetam as emoções, estas também causam uma alteração química no cérebro capaz de influir nos sistemas endócrino e nervoso, parceiros inseparáveis. Assim, se você está com raiva, o hipotálamo passa essa informação para a hipófise. Ela, por sua vez, avisa a glândula suprarrenal, que imediatamente libera adrenalina e noradrenalina, os hormônios do stress. Essa descarga hormonal acelera os batimentos cardíacos, eleva a pressão arterial e aumenta a dosagem de açúcar no sangue.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Dra. Alexandra Manfredini

Coordenadora do Programa Emagrece, Pinda.

Deixe seu Comentário