Existe intolerância temporária à lactose?

Daniella Petricelli 16 de dezembro de 2013 Variedades 0     Imprimir Imprimir

intolerancia lactose emagrece

De repente, você começou a apresentar intolerância à lactose, ou seja, problemas na digestão do leite. Será que é o começo de um problema ou simplesmente uma fase?

Existem algumas situações em que as células do intestino apresentam intolerância temporária à lactose se grandes quantidades dessa substância forem consumidas;em alguns casos, elas param de produzir totalmente a enzima necessária para digeri-la.

Quando isso pode acontecer? Veja a seguir.

Intolerância temporária

Ela pode ser causada por:

  • Contaminação alimentar grave, que leve ao quadro de toxinfecção. Fica mais grave se acontecer repetidas vezes, causando danos à mucosa intestinal; nesse caso, é chamada de lesão aguda.
  • Lesões intestinais crônicas, como nas doenças de Crohn e de Whipple.
  • Alergia ao glúten (conhecida como doença celíaca), verminoses (especialmente as causadas por giárdia), desnutrição grave, AIDS e síndrome do intestino curto (quando boa parte do intestino é retirada).

Como saber? Muito bem, sua intolerância à lactose pode ser causada por um dos fatores citados acima. Mas, e se não for? Por isso, de qualquer forma a melhor atitude é procurar a orientação de um profissional e fazer o acompanhamento cuidadoso do quadro!


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Deixe seu Comentário