Escola: qual o melhor período?

Mara Stevani 27 de maio de 2014 Bem-estar 0     Imprimir Imprimir

crianca sono emagrecepinda

Cenas comuns do cotidiano: criança de 6 anos acorda antes dos pais e já chega pulando na cama do casal, cheia de energia. Enquanto isto, na casa vizinha, os pais já não sabem mais o que fazer para convencer o filho adolescente a sair da cama e ir para o colégio.

Cada pessoa possui o seu relógio biológico e o sistema que controla a alternância entre o sono e a vigília é o núcleo supraquiasmático. Ele é o responsável pela hora da fome, do sono e da noção de que é dia ou noite. Quando o corpo passa por mudanças hormonais e estímulos externos, o relógio biológico é modificado – é por isto que crianças, adolescentes, adultos e idosos costumam dormir e acordar em horários diferentes.

Isso deve ser levado em conta na hora de matricular o filho na escola. Bebês e crianças de até 8 ou 9 anos tendem a ter o pico de atividade pela manhã e entre 13h e 15h ficam sonolentas. A partir dos 10 ou 11 anos os hormônios da puberdade fazem com que os ritmos biológicos se atrasem. Os jovens só sentem sono tarde da noite e, consequentemente, sofrem para levantar cedo. Não é pura preguiça ou teimosia, como muitos pensam.

O ideal é levar em conta o cronotipo do estudante para decidir tal questão. Existem três tipos de pessoas: as que são do cronotipo matutino típico, que sempre acordam cedo e desenvolvem suas atividades com grande disposição pelo turno da manhã; as que são do cronotipo vespertino típico, que realizam tarefas com mais facilidade e agilidade durante a tarde e a noite; e as que são intermediárias ou indiferentes ao período do dia. Cerca de 80% das pessoas são indiferentes, porém, na adolescência, 50% dos garotos e garotas tornam-se vespertinos.

A sonolência causa dificuldade em prestar atenção, alterações de humor e problemas para reter o que foi ensinado, além de atrapalhar o controle das emoções e a consolidação de memórias. Estudantes que não acompanham o ritmo da turma podem simplesmente estar com alguma dificuldade em adaptar o relógio interno aos horários da escola.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Deixe seu Comentário