Dicas para caminhada na esteira

Breno Rodrigues 11 de novembro de 2013 Atividade Física 0     Imprimir Imprimir

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Caminhada na esteira parece uma atividade bastante simples, mas para ter os resultados esperados é importante ter alguns cuidados.

Confira as dicas para praticar esse exercício e garantir bons resultados:

  • Antes de iniciar as caminhadas, faça uma avaliação física;
  • Use um tênis específico para caminhadas e corridas, com um bom amortecimento, pois esses calçados são apropriados para absorver o impacto com o solo.
  • Use sempre o sistema de segurança que a esteira possui, em muitos casos seria um fio que colocamos junto a nossa roupa, ao se desconectar da esteira o sistema de segurança será acionado e a esteira para;
  • Evite amarrar cadarço, tirar ou trocar camisetas e blusas enquanto caminha na esteira. O perigo de acidentes é bem maior quando tentamos fazer qualquer movimento que não seja caminhar na esteira;
  • Inicie a passada colocando primeiro o calcanhar no chão, passando pela planta do pé e, por fim, pelos dedos;
  • Leve o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas, durante a caminhada;
  • Dobre os cotovelos a 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros;
  • Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai-e-vem dos quadris;
  • Ao caminhar ou correr, mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos;
  • Se você sentir dor na região das canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras.
  • Respeite os seus limites e o seu condicionamento físico. Aumente a intensidade sempre que necessário.
  • Faça alongamento antes e depois das caminhadas.
  • Hidrate o corpo, bebendo água antes, durante e depois do exercício.

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