Dicas para aliviar os sintomas da azia

Dra. Alexandra Manfredini 21 de março de 2013 Variedades 0     Imprimir Imprimir

Azia

É você exagerar na dose de comida que logo sente a azia? A famosa – e desconfortável – queimação no estômago afeta muita gente, mas aqui nós oferecemos dicas de como evitar esse problema!

Por que existe a azia?

Boa pergunta! A explicação é a seguinte: a azia ocorre quando o ácido do estômago retorna para dentro do esôfago (o canal que leva comida ao estômago), no chamado refluxo. Como o esôfago se irrita, aparece a sensação de queimação.

Resumindo? Em geral a azia é simplesmente a reação de seu corpo a uma alimentação inadequada, com alimentos gordurosos, picantes ou apimentados. Sem falar no fumo, bebidas alcoólicas e estresse.

Leite e bicarbonato: não caia nas antigas lendas

Automedicação é um perigo! Sabe aquela antiga lenda segundo a qual o melhor remédio contra azia é bicarbonato de sódio ou leite? Pois é, pura mentira.

De imediato, você até pode sentir alívio, pois tanto o leite como o bicarbonato bloqueiam a acidez do estômago. Porém, o órgão reagirá produzindo mais ácido, e a dor, depois de duas ou três horas, volta pior.

Um alívio de verdade

Não existe um alimento mágico que amenize os sintomas da azia, mas bons hábitos alimentares já são um começo!

Outros fatores de grande ajuda? Ter um estilo de vida ativo, evitar bebidas alcoólicas e o fumo. Podem parecer clichês, mas não deixam de ser verdade.

Combata a azia com a alimentação!

1. Refeições leves são o caminho certo. Procure diminuir a quantidade de gordura, comer em ambientes tranquilos e em horários regulares.

2. Para não comer grandes volumes de alimentos e ao mesmo tempo não passar fome, fracione sua dieta em 6 refeições diárias.

3. Se você comer com pressa, acabará engolindo pedaços gigantes de comida. Anote esta dica: mastigue bem os alimentos!

4. Evite o excesso de líquido antes e durante as refeições. Também não precisa passar sede!

5. Melhor evitar aperitivos gordurosos, como amendoim, castanhas, linguiças ou salgadinhos fritos. Alimentos cremosos, preparados com manteiga ou creme de leite, também não caem bem. É o caso dos biscoitos recheados e chocolate em excesso.

6. Quer tirar sua sesta? Espere um pouquinho após a refeição.

7. Em plena crise de azia, evite chocolate, frituras, queijos e tomate.

8. Os condimentados podem atrapalhar. Diminua o consumo de pimenta, cebola e alho.

9. Bebidas com cafeína já descem queimando. Evite café, refrigerantes à base de cola, chá preto. Bebidas gaseificadas e bebidas alcoólicas também.

10. Sabia que manter o peso dentro dos limites que você considera normais também ajuda? Faça isso praticando esportes ou alguma atividade física que você goste.

11. Não use roupas muito apertadas na cintura.

12. Fumar é o básico: nem pensar.

13. Por último? Relaxe! O estresse pega pesado na azia.

Bebidas gostosas que aliviam os sintomas

Nossas sugestões são uma delícia! O melhor é beber devagar, uma porção pequena, de no máximo 200 ml.

• Bata suco de laranja com folhas de alface e hortelã.
• Limonada suave é uma boa. Acrescente pouco açúcar e bata com um pedaço de pera.
• Faça um suco de melancia batido com folha de couve!
• A couve é excelente para evitar a azia! Veja mais uma opção de suco saboroso em Suco de morango, laranja e couve.


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Quem escreveu

Dra. Alexandra Manfredini

Coordenadora do Programa Emagrece, Pinda.

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