Diabetes: uma doença que afeta milhões

Dra. Alexandra Manfredini 30 de setembro de 2013 Variedades 0     Imprimir Imprimir

diabetes emagrecepinda

Os números podem surpreender, mas não mentem: no mundo há 371 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos com diabetes. São dados alarmantes, não?

E cada vez mais pessoas desenvolvem a doença, inclusive no Brasil, que, aliás, ocupa a quarta posição entre os países com a maior prevalência de diabéticos, com 13,4 milhões.

Entenda a diabetes

Esse termo, na verdade, não remete a uma única doença, mas sim a várias: diabetes é a denominação dada a um grupo de doenças caracterizadas pela diurese excessiva. A mais comum é a Diabetes mellitus.

Trata-se de uma falha metabólica que se define pela elevada taxa de açúcar no sangue – a hiperglicemia –, associada a diversas complicações. Esses quadros consequentes muitas vezes se agravam quando não tratados.

A base da diabetes é a incapacidade da célula em incorporar a glicose, causada pela deficiência total ou parcial na produção de insulina. Seus sintomas principais são o excesso de produção de urina (poliúria), muita sede (polidipsia) e uma fome exagerada (polifagia).

Os tipos de diabetes

Há dois gêneros de diabetes: a do tipo 1, insulinodependente, conhecida antigamente como diabetes juvenil; e a do tipo 2, que abrange a maioria dos casos e afeta os adultos.

Em menor proporção, existem ainda outras formas de diabetes, como a gestacional e aquelas resultantes de doenças do pâncreas, endocrinopatias e de efeitos colaterais de medicamentos. Algumas infecções, ainda, podem estar associadas à diabetes.

Falta de conhecimento

O fato mais impressionante em relação à diabetes não é a quantidade de pessoas que sofrem com a doença, mas sim o número de diabéticos que não conhecem sua condição e, por isso mesmo, não procuram tratamento.

Grandes complicações podem surgir devido à simples falta de cuidados com as consequências da doença, fato que evidencia a importância de se submeter periodicamente a exames de sangue para medir a glicemia.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Dra. Alexandra Manfredini

Coordenadora do Programa Emagrece, Pinda.

Deixe seu Comentário