Cuidado com os pés

Isabel Lescura 10 de agosto de 2012 Variedades 0     Imprimir Imprimir

Problemas com os pés constituem a causa mais comum de internação e grande parte destas situações podem ser evitadas através de um melhor conhecimento do cuidado com os pés. Por isso a Educação é primordial para todos.

Quais os cuidados que o paciente diabético deve ter?

É fundamental um exame cuidadoso dos pés diariamente com ênfase para a região plantar (sola dos pés). Se o paciente tiver dificuldade de enxergar, use um espelho ou peça ajuda para fazer a inspeção cuidadosa dos pés e informar sobre a sensibilidade do mesmo (anestesia – falta de sensibilidade e hipostesia – diminuição da sensibilidade), a presença de calosidades e feridas.

Algumas ações simples, como as seguintes, podem reduzir o risco de complicações:

- Não fumar: o cigarro agrava problemas vasculares e cardíacos e reduz a qualidade da circulação nos seus pés.

- Evitar atividades que podem lesar seus pés: evitar andar descalço, manter os pés secos e limpos, aplicar loção hidratante para evitar pele seca e rachaduras, tomar cuidado ao cortar as unhas, não retirar cutículas, pois é proteção, não estourar bolhas, avaliar os pés diariamente (principalmente entre os dedos) em busca de lesões.

- Escolha meias e sapatos com cuidado, preferindo meias de algodão e de preferência brancas; usar sapatos confortáveis.

- Troquem de sapato todos os dias. Compre sapatos sempre no período da tarde.

- Peça ao médico para examinar seus pés ao menos uma vez por ano, e mais freqüentemente se você estiver notando alguma alteração consulte um podólogo, pois o mesmo irá ajudá-lo.

Viva tranqüilo com seus pés, pois é a base fundamental do nosso corpo.

Para os pacientes com diabetes, as complicações dos pés são um perigo constante. Entretanto, se você, seu médico e o podólogo trabalharem juntos, podem elaborar um plano de tratamento para deixar seus pés tão saudáveis quanto possível. Ao mesmo tempo em que os exames médicos de rotina são com certeza importante, seu cuidado diário com os pés tem um importante papel para evitar complicações antes que elas ocorram.

Os pés são o segundo coração, sem eles não vamos a lugar nenhum.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Deixe seu Comentário