Crianças também podem ter anorexia?

Dra. Cassia Marques Furtado 16 de fevereiro de 2013 Variedades 0     Imprimir Imprimir

Bebe balanca

Muitas pessoas pensam que a anorexia só atinge os adolescentes; porém, esse distúrbio está acometendo crianças cada vez mais novas. A alteração do apetite e da imagem corporal pode começar já no pré-escolar ou a partir dos 7 anos de idade!

Em geral, o quadro prevalece entre as meninas. Os comportamentos observados com maior frequência no escolar são os obsessivos (incluindo extrema preocupação com a escola e com a arrumação do quarto, por exemplo e os depressivos).

Devo me preocupar?

Apesar de menos comum, a anorexia nos escolares não é tão rara. Estudos mostram que cerca de 45% das crianças de ambos os sexos entre os 7 e os 12 anos desejam ser mais magras.

Os dados continuam a surpreender: deste total, 37% já tentaram perder peso. Porém, poucos casos evoluem para um transtorno alimentar. Ainda assim, a preocupação excessiva com o ganho de peso no escolar é considerada um fator de risco para o aparecimento do distúrbio na adolescência.

Por isso, caso a criança apresente mudanças no comportamento, avise ao pediatra, para que ele procure outros traços do distúrbio!


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Deixe seu Comentário