Cozinha limpa em todos os aspectos

Sonia Outubo 2 de setembro de 2013 Bem-estar 0     Imprimir Imprimir

cozinha limpa

A cozinha tem uma estrutura bastante complexa, cheia de recantos, aparelhos elétricos, utensílios, eletrodomésticos… Como conseguir mantê-la sempre limpa e garantir a saúde de sua família?

O esquema é ir por partes. A seguir, nós revelamos algumas estratégias que facilitam sua vida!

Cada coisa em seu lugar

  1. A geladeira é o local onde você guarda grande parte dos alimentos. Não dá para deixá-la suja! Pelo contrário: limpe sua geladeira a cada 2 semanas com uma solução de 1 litro de água morna e 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio. Retire tudo que tiver dentro, lave as prateleiras com água e sabão e passe a solução em todas as gavetas.
  2. Nunca use desinfetante para limpar a geladeira, pois o produto pode modificar o sabor dos alimentos por vários meses.
  3. Você esquentou um prato de macarrão no micro-ondas e nem percebeu que o aparelho ficou sujo de molho… Grande erro, pois ele pode se tornar um foco de contaminação. O correto é limpar imediatamente qualquer líquido ou alimento derramado dentro do forno.
  4. Para isso, use apenas detergente neutro e passe pano limpo embebido em água. Em seguida, seque com pano seco. No painel, passe apenas um pano seco e, no vidro da porta, sabão neutro e pano úmido. Jamais utilize produtos de higiene abrasivos no micro-ondas.
  5. Outro problema do micro-ondas é que ele guarda odores de alimentos. Resolva esse problema: coloque dentro do forno uma tigela com 300 ml de água, 3 rodelas de limão e 4 cravos-da-índia. Espere ferver, conte mais 1 minuto e desligue. Depois de 3 minutos, abra o forno e passe um pano seco em toda a sua superfície interna.
  6. Os azulejos e o piso de sua cozinha estão encardidos e com aparência ruim? Então, está na hora de fazer uma limpeza pesada. Prepare uma solução bem forte com 100 ml de vinagre branco, 4 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio, 2 colheres (sopa) de amônia em pó e 1 litro de água. Passe sobre azulejos e pisos. Deixe por 15 minutos e, em seguida, lave com água e sabão. Mantenha todos esses produtos fora do alcance das crianças.
  7. Você costuma guardar o café na garrafa térmica? Então, lave-a direitinho com água fervente (não use sabão ou qualquer produto químico), para que não forme bolor ou fique com mau cheiro. E importante: tenha garrafas específicas para água, café e leite; não misture.
  8. Mantenha utensílios de isopor ou caixas térmicas higienizados. Lave-os com água fervente (1 litro) e bicarbonato de sódio (2 colheres das de chá). Seque com pano limpo ou toalha de papel. Não use sabão.

Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Sonia Outubo

Técnica em nutrição, professora de culinária desde 1999. Experiência em culinária saudável, diet/light e aproveitamento integral dos alimentos alternativas para melhorar a qualidade de vida através da nutrição.

Deixe seu Comentário