Correr no inverno? Não deixe o frio levar seu ânimo

Breno Rodrigues 17 de junho de 2013 Atividade Física 0     Imprimir Imprimir

exercicio 8

Chegamos ao inverno e você pode estar numa fase de treinamento intenso ou mesmo começando um programa de atividade física. No entanto, o clima e o tempo são os mesmos e as características desse período são comuns a todos os atletas.

Para começar, não deixe a temperatura mais baixa “esfriar” o seu ânimo para o treino. Nossas manhãs e noites são mais frias, mas se você tomar alguns cuidados não perderá o prazer pelo esporte. Pelo contrário, pode melhorar o seu desafio em busca de condicionamento e saúde.

Pensando nisso, lá vão algumas dicas:

1 – Use roupas confortáveis e que não fiquem molhadas com suor para que você não sinta mais frio ao finalizar o treino;
2 – Mantenha sempre uma toalha ao seu alcance para o pós-treino;
3 – Mantenha sempre o tórax protegido do vento frio, por ser uma região muito sensível à mudança de temperatura;
4 – A hidratação é fundamental para qualquer treino. No inverno a sensação de sede pode estar diminuída, por isso não espere ter sede para se hidratar. Lembre-se que o tempo é mais seco, com ar mais poluído e nossa necessidade de líquidos pode ser ainda maior;
5 – Falando em ar poluído e seco, em dias com umidade relativa do ar baixa (abaixo dos 60%), não treine em vias públicas ou parques no período das 8 h às 19 h. A concentração de poluentes do ar é maior e a dispersão é menor. Prefira ambientes fechados, como academias, ou espere o tempo melhorar;
6 – Faça um bom aquecimento antes de iniciar efetivamente o treino. Nessa época, o corpo demora mais para assimilar as diferenças e, ao fazer isso, você diminui a chance de ter uma lesão;
7 – Analise bem sua planilha de exercícios com seu treinador. Evite mudanças bruscas no ritmo de treinamento, principalmente se for para aumentar sua carga;
8 – No inverno, a fome e a ingestão calórica aumentam. Como não temos um clima muito frio no Brasil, não há razão para deixar a dieta normal do nosso dia-a-dia. Procure manter hábitos saudáveis na hora da alimentação, intervalos curtos entre refeições e não caia nas tentações de alimentos muito calóricos. Mas não exagere a ponto de perder o prazer de comer;
9 – Regularidade de treinamento é sempre a regra número um. Se não puder executar plenamente sua planilha, procure outras formas de exercício para compensar. Utilize a academia de ginástica ou uma piscina aquecida. Só não deixe de se exercitar.

Ou seja, mesmo com a mudança climática mantenha sempre o prazer em treinar e se exercitar. Redobre a atenção aos detalhes e divirta-se. Bons treinos e boas provas!


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