A importância do ferro para a sua saúde

Dra. Cassia Marques Furtado 9 de julho de 2013 Variedades 0     Imprimir Imprimir

ferro pra saude

Você anda se sentindo mais fraco do que o normal? Começou a notar que sua pele está mais pálida e amarelada? Fique atento: pode ser a deficiência de ferro no organismo, uma das causas da anemia.

O nutriente é responsável pela produção da hemoglobina, célula de importância vital para o nosso corpo; é ela que faz o transporte do oxigênio entre as células. Quando você não consome a quantidade ideal de ferro, a produção da hemoglobina cai, prejudicando o trabalho dos músculos, o que resulta naquela falta de energia.

A deficiência de hemoglobina também interfere na aparência da pele porque ela dá a pigmentação ao sangue; se nossos glóbulos vermelhos estão em baixa, não ficamos corados, mas sim amarelados. A falta do mineral pode deixar também a epiderme mais fina e seca, além de enfraquecer unhas e cabelos.

A carência de ferro é um dos maiores problemas nutricionais do mundo; isso acontece porque a sua absorção é muito baixa. Para se prevenir contra os problemas causados pela sua falta no organismo, a saída é combiná-lo com alimentos que auxiliam na sua absorção.

As carnes vermelhas, peixes e aves são as principais fontes de ferro; porém, há também ótimos fornecedores vegetais do mineral, como feijão, ervilha, lentilha, brócolis, couve e espinafre. Entre os alimentos que ajudam na absorção, as opções são maiores: laranja, tomate, pimentão verde, acerola, limão e agrião, todos ricos em vitamina C.

Portanto, para alcançar um bom nível de ferro no sangue e manter tudo funcionando direitinho, um prato diversificado com proteínas magras e verduras é uma ótima pedida.


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