Como prevenir a diabetes tipo 2?

Dra. Alexandra Manfredini 2 de dezembro de 2013 Variedades 0     Imprimir Imprimir

diabtes tipo 2 emagrecepinda

A diabetes tipo 2 pode ser prevenida. Como? Adotando um estilo de vida saudável! Muito bem. Mas o que exatamente isso quer dizer, na prática? Descubra a seguir.

Evite a diabetes tipo 2!

  1. Tenha um estilo de vida mais ativo. Pratique pelo menos 4 horas de atividade física por semana – mas de maneira constante! Não adianta fazer tudo de uma vez no fim de semana. É preciso criar uma rotina.
  2. Mantenha o peso normal. Controle sempre o índice de massa corpórea entre 18 kg/m2 e 25 kg/m2. Sabe como calcular? Divida o seu peso corporal atual por sua altura elevada ao quadrado. Se o resultado for maior que 25 kg/m2, procure ajuda de um profissional. Os estudos mostram que a redução de 5% a 10% do peso corporal nos indivíduos com glicemia elevada melhora as metas glicêmicas. E mais: retarda a progressão da doença.
  3. Perca a gordura abdominal. Ela é um dos fatores de risco para a diabetes tipo 2. O problema pode ser resolvido com uma boa alimentação associada à atividade física. Reduzir a gordura abdominal diminui a resistência insulínica e melhora o perfil metabólico.
  4. Controle a gordura da alimentação. Nada de exageros! Modere na manteiga do café da manhã, no chocolate, nos doces cremosos, nas carnes gordurosas, nas frituras, no creme de leite, no chantilly e nos salgadinhos.
  5. Fique de olho na pressão arterial. Quantas vezes por ano você mede sua pressão arterial? Essa atitude faz toda a diferença, inclusive para as crianças e os adolescentes!
  6. Afaste as dislipidemias. São situações que alteram o colesterol total, tanto o mau (LDL) quanto o bom (HDL). Primeiro, procure ajuda médica para fazer uma avaliação. Segundo, adote uma alimentação sem excesso de gordura e opte pelo azeite de oliva ou pelo óleo de canola no dia a dia. Para completar, mantenha o peso dentro dos limites normais.
  7. Abuse das fibras. Isso mesmo, elas ajudam a controlar a glicemia! Os carboidratos complexos são as melhores fontes de fibras. Opte por arroz integral, aveia em grãos ou flocos, cevada e trigo em grãos. Não se esqueça também de comer todos os dias uma porção de leguminosas, como feijão, grão-de-bico, soja, lentilha ou fava. Conheça o teor de fibras dos alimentos e, para cada 1.000 kcal de sua dieta, adicione 15 g de fibras.

Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Dra. Alexandra Manfredini

Coordenadora do Programa Emagrece, Pinda.

Deixe seu Comentário