Como o corpo encara o sedentarismo atual?

Juliana Oliveira 22 de janeiro de 2013 Atividade Física 0     Imprimir Imprimir

Corpo e Atividade

Todo mundo fala sobre a importância de praticar atividades físicas diariamente. Mas, afinal, você sabe por que esta rotina é tão essencial ao nosso organismo? Está na hora de descobrir!

O mundo mudou, mas e nosso corpo?

Imagine quanta coisa se transformou desde quando o homem vivia basicamente da agricultura até o início da fase industrial. Veio o conforto tecnológico e o sabor dos alimentos industrializados!

O problema é que ninguém se lembrou de avisar nosso organismo sobre essa mudança de hábitos. Ninguém o ensinou a lidar com álcool, tabagismo, depressão, estresse, excesso de calorias ou abuso do sal.

Não à toa, a obesidade acomete hoje quase 300 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS. Algo impensável quando a rotina era ir para a roça todos os dias carpir a terra, e na época em que a oferta de alimentos era mais natural e limitada. Por isso praticar exercícios faz toda a diferença: o organismo do homem está acostumado e precisa de tal hábito.

Quanta diferença!

Hoje em dia, são poucas as pessoas que conseguem praticar uma hora de exercícios por dia. Mas, se todo mundo soubesse os benefícios advindos desta uma horinha de atividade, com certeza venceriam a preguiça ou a falta de tempo.

Veja só o que a prática de atividades físicas faz pelo organismo:

  1. Melhora a circulação. Os exercícios dilatam e criam novos vasos sanguíneos. O resultado é um corpo saudável e com menor risco de infarto ou derrame.
  2. Ajuda a reduzir a pressão arterial e a mantê-la nos níveis normais.
  3. Maximiza o uso da insulina, diminuindo o risco de hiperglicemia, ou seja, facilita a ação das células na captação da glicose, fornecendo energia. Basicamente, reduz substancialmente o risco de diabetes insulino-dependente (a diabetes tipo II,
  4. que acontece só em adultos).
  5. Aumenta as taxas de HDL (bom colesterol), diminuindo o risco de acúmulo de gorduras nas artérias e do aparecimento de doenças cardiovasculares.
  6. Fortalece os ossos e os músculos.
  7. Colabora na digestão.
  8. Contribui para um sono repousante e de melhor qualidade.

Só isso basta?

Não! As atividades físicas trazem muitas vantagens, mas precisam de uma fiel companheira para possibilitar todos os benefícios ao organismo: a alimentação.

Somente uma dieta balanceada com as doses adequadas de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais) garante o fornecimento ideal de energia para a realização dos exercícios físicos. Sem energia na quantidade certa, não existe boa performance, e sim um desgaste para o corpo!


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Quem escreveu

Juliana Oliveira

Graduada em Nutrição pela Universidade de Taubaté/2007, especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein/SP; especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho/SP.

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