Como congelar alimentos com qualidade

Sonia Outubo 9 de setembro de 2013 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

congelar os alimentos

Congelar os alimentos tem dois objetivos: conservá-los sem alterar suas características e evitar o desenvolvimento de micro-organismos. O procedimento parece ser bastante simples, mas ainda assim tem as suas peculiaridades.

Afinal, congelar não é apenas comprar o produto, embrulhar e levar ao freezer; muitas vezes existem preparos necessários para que a conservação seja eficiente. Além disso, nem todos os alimentos podem ir ao congelador! Vamos ver, então, algumas dicas?

Congelar com qualidade

  1. Antes de mais nada, atente para a temperatura do seu freezer: ele deve operar a, no mínimo, -18°C. Se você não tem um termômetro à disposição, peça ao técnico para fazer uma avaliação uma vez por ano.
  2. O congelamento não destrói os micro-organismos dos alimentos, apenas inibe o desenvolvimento de bactérias e torna mais lento o trabalho das enzimas, retardando a deterioração. Como o sistema não tem a função de melhorar sua qualidade, use sempre alimentos bem frescos.
  3. Não congele aquele alimento que está sobrando na geladeira e passando do ponto. Faça isso logo após a compra dos produtos!
  4. Você pretende congelar uma preparação? Então, tome cuidado com o tempero, que costuma ser acentuado com esse recurso de conservação. Sabendo disso, não abuse do sal e da pimenta.
  5. Fique atento, também, à textura da comida: o congelamento tende a amaciá-la. Reduza o tempo de cozimento, já que a preparação não será consumida logo após o preparo.
  6. Após o cozimento ou a fervura dos alimentos ou da preparação, esfrie-os rapidamente, pois só assim serão mantidas suas propriedades organoléticas.
  7. Se você tirou um produto do freezer, consuma-o ou ao menos prepare-o no prazo de 24 horas. E lembre-se de descongelá-lo dentro da geladeira – nada de deixar em temperatura ambiente ou colocar dentro de um recipiente com água.
  8. Descongelou uma preparação? Nem pense em congelá-la novamente!
  9. Os alimentos crus descongelados só podem voltar ao freezer se forem transformados em uma preparação.

Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Sonia Outubo

Técnica em nutrição, professora de culinária desde 1999. Experiência em culinária saudável, diet/light e aproveitamento integral dos alimentos alternativas para melhorar a qualidade de vida através da nutrição.

Deixe seu Comentário