Como combinar frutas para fazer sucos de baixa caloria

Juliana Oliveira 30 de outubro de 2012 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

No calor que anda fazendo nada melhor do que um suco refrescante, não é mesmo? São saudáveis, fáceis de fazer e, quando têm várias frutas misturadas, fica uma delícia.

Mas como saber quais combinações realmente funcionam?

Uma ótima sugestão é fazer um mix de frutas cítricas ou de frutas densas e cítricas, como maçã com limão, mamão com laranja, banana com maçã e laranja Bahia, caju com acerola e laranja lima com goiaba. Você também pode optar por limão com laranja, tangerina com laranja, abacaxi com laranja e acerola com laranja.

Mas, quais combinações têm menos calorias?

De maneira geral, as frutas mais aquosas (melancia, uva, maracujá, melão) são menos calóricas do que as mais densas (coco, goiaba, banana, maçã, manga, abacate, pêra, açaí). Prefira laranja com caju ou mistura entre laranjas. Para evitar uma combinação bem calórica, esqueça o suco de coco com abacate ou de banana com coco.

Para esta época do ano, os sucos com gengibre e hortaliças são uma ótima sugestão. Fortalecem o sistema imunológico prevenindo eventuais gripes e resfriados causados pelo clima mais seco.

As frutas que estão em alta na estação são: acerola, banana-da-terra, banana-maçã, caju, coco, goiaba, jabuticaba, laranja Bahia, laranja lima, laranja pêra e lima da pérsia.


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Quem escreveu

Juliana Oliveira

Graduada em Nutrição pela Universidade de Taubaté/2007, especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein/SP; especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho/SP.

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