Beber água gelada emagrece mesmo?

Juliana Oliveira 16 de setembro de 2013 Variedades 0     Imprimir Imprimir

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Esta “fórmula mágica” faz parte do discurso de muita gente: beber água gelada emagrece! Mas será que isso basta para acabar com aquela gordurinha que tanto nos incomoda?

Para muitas pessoas as coisas não precisam fazer muito sentido: basta que ofereçam uma saída fácil para determinado problema e pronto, está aceito o conselho.

De qualquer forma, em vez de ficar desiludido logo de início, talvez seja melhor aprender mais sobre o assunto – talvez você se surpreenda!

Esquentando a água

Afinal, o que significa perder peso? Gastar calorias, certo? Para quem não sabe exatamente o que isso quer dizer, uma caloria (com letra minúscula) é a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1°C. Já a Caloria (com letra maiúscula, ou kcal, abreviação de quilocaloria) é a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 quilo em 1°C.

Agora, sabendo que a definição de caloria é baseada na elevação da temperatura da água, faria sentido pensar que o organismo gasta energia para aumentar a temperatura da água gelada consumida por você. Afinal, nosso xixi não sai geladinho, certo?

Ou seja, é verdade que o organismo gasta energia para aquecer a água gelada consumida, até que a temperatura normal do corpo seja restabelecida. Porém, essa atividade não gasta calorias suficientes a ponto de ajudar na perda de peso!

Para quem ainda não se convenceu, basta fazer as contas a seguir.

O peso da água

Se uma pessoa beber de uma só vez 2 copos (meio litro) de água bem gelada (quase congelando, a 1°C), para restabelecer a temperatura normal do corpo (36,5°C -37°C) ela precisará gastar em torno de 17,5 kcal.

Ou seja, em uma dieta de 2.000 kcal, a quantidade de Calorias gastas para aquecer ½ litro de água é irrelevante, certo? Representa menos de 1% do total. Para se ter uma ideia, seria preciso beber 5 litros de água muito gelada para gastar 175 kcal. Não é melhor fazer uma boa caminhada?

Por isso, fica a dica: atividades físicas e o comedimento no consumo de gordura, doces e alimentos industrializados é a melhor saída!


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Quem escreveu

Juliana Oliveira

Graduada em Nutrição pela Universidade de Taubaté/2007, especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein/SP; especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho/SP.

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