Arroz com trigo em grãos, maçã e cenoura

Sonia Outubo 26 de agosto de 2013 Culinária 0     Imprimir Imprimir

arroz trigo cenoura

INGREDIENTES:

1 xícara (chá) de trigo em grão . 185 g
2 ramos de alecrim . 3,5 g
1 maçã gala . 140 g
2 cenouras médias em julienne . 195 g
4 colheres (sopa) de cebola ralada . 40 g
2 dentes de alho amassados . 7,5 g
3 colheres (sopa) de óleo . 30 g
1 xícara (chá) de arroz polido lavado e escorrido . 200 g
2 colheres (chá) de sal . 5 g

Para decorar: alecrim

MODO DE PREPARO:

Lave o trigo e coloque em uma panela de pressão com ½ litro de água, o alecrim e a maçã (partida ao meio). Tampe e leve ao fogo, até começar a ferver. Deixe por mais 20 minutos ou até o trigo ficar al dente. Retire do fogo, tire a pressão da panela e abra-a. Despeje a mistura em uma peneira e deixe escorrer. Despreze o alecrim e a maçã. Reserve.
Disponha a cenoura em uma panela com ½ litro de água fervente. Deixe no fogo por 1 minuto e retire do fogo. Despeje em uma peneira, aparando em uma tigela. Passe a cenoura em água fria. Volte a água do cozimento da cenoura para ferver.

Em outra panela refogue a cebola e o alho no óleo. Acrescente o trigo e o arroz. Refogue, mexendo de vez em quando, por 3 minutos. Adicione a água reservada do cozimento da cenoura (fervente) e o sal. Misture, abaixe o fogo e tampe. Cozinhe, sem mexer, por mais 20 minutos ou até o arroz ficar al dente. Retire do fogo. Sirva com a cenoura e decore com alecrim.

Valor nutricional por porção: 290 kcalorias; 50,5 g de carboidratos; 7,5 g de proteínas; 6,5 g de gorduras-totais; (1 g de saturada, 2,5 g de monoinsaturada e 2,5 g de poli-insaturada); 0 de colesterol; 14,5 g de fibras; 5 mg de ferro; 45 mg de cálcio.


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Sonia Outubo

Técnica em nutrição, professora de culinária desde 1999. Experiência em culinária saudável, diet/light e aproveitamento integral dos alimentos alternativas para melhorar a qualidade de vida através da nutrição.

Deixe seu Comentário