Alimentos que provocam o bom humor

Daiana Barasa 21 de julho de 2014 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

Procure incluir saladas em sua alimentação

Você já ouviu a frase: Cara feia para mim é fome! (risos), mas não deixa de ser verdade que a falta de alguns nutrientes pode influenciar o humor.

Há algumas substâncias essenciais que podem ajudar o organismo a produzir importantes hormônios neurotransmissores, responsáveis pela sensação de bem-estar e pelo sono regular.

As vitaminas do complexo B, minerais como o ácido fólico e outras substâncias atuam sobre o sistema nervoso e podem auxiliar diminuindo a ansiedade, nervosismo, aumentando a capacidade cognitiva e em consequência atuando a favor do bom humor.

Separamos para você uma lista com alguns alimentos que merecem ser mais consumidos:

Banana: Uma das frutas mais consumidas e queridas pelos brasileiros, a banana é rica em um aminoácido conhecido como triptofano que quando ingerido se transforma no neurotransmissor serotonina, importante para o bom humor, a fruta também é rica em vitaminas do complexo B, fundamentais para o bom funcionamento cerebral.

Espinafre: A verdura que dava força ao marinheiro Popeye é rica em ácido fólico e em vitaminas do complexo B, que juntos também produzem a serotonina, é uma verdura importante para prevenir a ansiedade e a irritabilidade.

Pimenta vermelha: Além de conferir um sabor delicioso aos mais diversos pratos, a pimenta vermelha é rica em uma substância conhecida como capsaicina, que atua na formação das famosas endorfinas, também hormônios neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

Aveia: Esse cereal barato e fácil de encontrar é rico em triptofano e, portanto, se constitui em aliado do bom humor.

Arroz integral: Esse cereal é abundante em vitamina B1, importante para o sistema nervoso.

Alface: É rica em uma substância conhecida como lactucina, que possui efeito natural calmante, é um alimento importante para o tratamento da depressão e para o controle da ansiedade.

Chocolate amargo: Mais rico em cacau do que as versões do chocolate ao leite e chocolate branco, é rico em triptofano e melhora o humor. Mas nada de exagerar, um gomo ao dia já é o suficiente.

Esses são só apenas alguns dos alimentos que melhoram o humor e inclusive, auxiliam para um sono mais tranquilo. Não por fome, mas a cara feia pode sim ser resultado da falta desses importantes nutrientes.

Grupo Sare: www.saredrogarias.com.br


Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Daiana Barasa

Jornalista do Grupo Sare Drogarias

Deixe seu Comentário