Alimentos para aumentar a imunidade

Juliana Oliveira 23 de setembro de 2013 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

alimentos

Uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável ajudam a fortalecer o sistema imunológico do organismo, responsável por agir contra agressores como vírus e bactérias, que causam várias doenças.

Por isso, separamos alguns alimentos que ajudam o sistema imunológico:

  1. Laranja, limão, goiaba, melão, mamão e morango são fontes alimentares da vitamina C, que tem propriedade antioxidante. Ao impedir a oxidação das células do sistema imunológico, faz com que o organismo esteja mais preparado quando exposto aos agentes agressores.
  2. Ostras, carne bovina, amêndoas e nozes possuem zinco, que atua no funcionamento de diferentes enzimas, que aumentam a capacidade das células de defesa no combate às bactérias. No caso de infecções em idosos, é recomendado ingerir o suplemento de zinco.
  3. O alho age melhorando a função das células do sistema imunológico e tornando resfriados e gripes menos graves.
  4. Cogumelos estimulam a ação dos linfócitos (células do sistema imune), ajudando a fortalecer o sistema imunológico
  5. O iogurte é portador de bactérias que agem sobre mediadores da resposta inflamatória no organismo, ajudando a combater doenças especialmente no intestino.
  6. Peixes, castanha do Pará, algas e caju possuem as gorduras ômega 3 e ômega 6, que, associadas a uma alimentação balanceada, melhoram a resposta imunológica do organismo.
  7. Cenoura, manga, goiaba, vegetais e frutas nas cores amarela, laranja e vermelha ativam o sistema imunológico.

Participe do Programa Emagrece, Pinda!

Compartilhe com seus amigos e vamos emagrecer juntos!

Quem escreveu

Juliana Oliveira

Graduada em Nutrição pela Universidade de Taubaté/2007, especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pesquisa do Hospital Albert Einstein/SP; especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho/SP.

Deixe seu Comentário