Açúcar: Será que prejudica a perda de peso?

Marcia Penna 25 de junho de 2014 Nutrição 0     Imprimir Imprimir

O açúcar refinado (ou açúcar de mesa), tão presente em nosso dia-dia-dia, acaba sendo consumido muitas vezes em excesso.

E esse excesso se torna prejudicial, pois fornece calorias vazias ao nosso organismo. O que isso significa: fornece calorias desnecessárias, sem fornecer nutrientes. Só contribui com o ganho de peso, nada mais.

E agora você deve estar se perguntando: mas eu não preciso do açúcar na minha alimentação para ter energia?

E a resposta é: NÃO. Você pode viver sem consumir açúcar, sem medo. Podemos obter outras fontes de carboidratos mais saudáveis ao nosso organismo. E é muito importante sabermos: quanto mais consumimos açúcar ou produtos açucarados, mais temos vontade de consumir, devido a elevação e queda muito rápida da glicemia em nosso organismo. Assim, o consumo em excesso traz o malefício de funcionar como se fosse um vício; ficamos desesperados por um docinho o tempo todo, o que atrapalha a perda de peso.

Mas, e quando for consumir o açúcar, como fazer de uma forma mais saudável?

É fácil… Para adoçar, opte pelo açúcar mascavo, demerara ou cristal, colocando sempre em pequena quantidade, lembrando que isso não vale para diabéticos, que devem substituir o uso do açúcar comum pelo adoçante.

E quanto ao açúcar light, será que é uma boa opção? Também não é indicado para diabéticos e de uma forma geral acaba não sendo uma boa opção, pois ele é um misto de açúcar e adoçante. Sua indicação básica é para quem deseja perder peso, mas, se pensarmos bem, será que não é mais interessante diminuir o consumo do açúcar de modo geral? Além de ser mais barato, produzirá os mesmos efeitos (ou ainda melhores).
Outra dica importante: sempre que possível, não adoce. Nem sempre as preparações precisam de açúcar. Vários sucos podem ser consumidos só com a doçura da própria fruta. Experimente novos sabores!

Também é possível readaptar o paladar, mas o organismo precisa ir se acostumando aos poucos para sentir o sabor dos alimentos sem a necessidade de um excesso de açúcar. Para isso, tente ir diminuindo pouco a pouco a quantidade de açúcar ingerida no dia-a-dia. Se atualmente usa 3 colheres (de sopa) em um copo, passe para 2; após de 1 semana, diminua para 1; depois de mais uma semana, para meia colher. Você redescobrirá o verdadeiro sabor de diversos alimentos, e ainda sentirá menos fome durante o dia.


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Quem escreveu

Marcia Penna

Márcia Penna Bueno. Nutricionista graduada pela Universidade de Taubaté. Especializada em Obesidade, Síndrome Metabólica e Cirurgia Bariátrica pelo Centro Integrado de Nutrição, São Paulo. Contato - (12) 3642 9615 ou marcia@nutricaopreventiva.com.br

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